Redação Scriptum com Agência SP
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), que coordena as políticas públicas do governo estadual para o combate às drogas e o tratamento de dependentes químicos no centro da capital paulista, comemorou a queda nos índices criminais nessa região da cidade. Dados divulgados pela secretaria estadual de Segurança Pública registram que o número de roubos nesta área do município caiu 62,5% nos últimos dois anos. “Quinzenalmente, realizo reuniões com entidades, empresários e moradores da região, que são unânimes em afirmar que a segurança e o policiamento melhoraram significativamente. Essa é uma prioridade da nossa gestão e continuaremos empenhados em garantir que o Centro seja um espaço acolhedor para todos”, garante Felicio.
De acordo com a secretaria, entre 2 de setembro e 6 de outubro deste ano, foram registrados 276 roubos nas regiões atendidas pelo 3º e o 77º distritos policiais. Em 2022 e 2023, no mesmo período, foram 736 e 458 ocorrências desse tipo de crime, respectivamente. Ainda segundo a secretaria, o número de furtos caiu 28% nos últimos dois anos, de 1.234 para 887 casos.
O número de suspeitos procurados que foram capturados pela polícia na região central aumentou 84%. Entre janeiro e agosto de 2022, foram detidas 591 pessoas procuradas. No mesmo período deste ano, foram capturados 1.086 procurados pela Justiça.
Atualmente, cerca de dois mil agentes de segurança realizam o policiamento na região. Além disso, as polícias Militar e Civil de São Paulo promovem operações periódicas com o objetivo de combater o tráfico de drogas, diminuir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança no Centro.