Prefeito do PSD reúne a imprensa para apresentar os resultados iniciais de sua gestão, que começou enfrentando as maiores chuvas dos últimos anos mas está cumprindo seus objetivos

Gazzetta ressaltou a convergência de forças do governo municipal para a recuperação dos estragos causados pelas chuvas torrenciais que atingiram a cidade.

 

 

Em seus primeiros 60 dias de governo, o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), enfrentou problemas como a maior chuva dos últimos 17 anos, mas superou as dificuldades e conseguiu implementar, nesse período, 23 das 38 ações previstas no Plano de Governo referentes aos 100 primeiros dias.

Esses foram alguns dos fatos apresentados por Gazzeta na coletiva de imprensa que realizou esta semana, no auditório da Prefeitura. O prefeito ressaltou a convergência de forças do governo municipal nestes dois primeiros meses de mandato para a recuperação dos estragos causados pelas chuvas torrenciais que atingiram a cidade neste início de ano.

Além do volume recorde de chuva – o maior dos últimos 17 anos, segundo o Ipmet – Gazzetta lembrou a ausência de serviços preventivos e de sinalização em pontos já conhecidos de alagamentos, asfalto vencido e a desorganização da Defesa Civil como fatores que contribuíram para potencializar os problemas na cidade.

Gazzetta destacou a resposta rápida da Prefeitura em agir nas áreas mais afetadas pelas chuvas na cidade, com a mobilização de várias secretarias para recuperar os estragos causados pelas enchentes e também na arrecadação de doações para as famílias prejudicadas, que contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do município. Mais de 150 famílias que viviam em áreas de risco foram transferidas pela prefeitura para os residenciais Chácaras das Flores I e II.

A Defesa Civil Municipal passou por reestruturação, recebeu uma nova sede, equipamentos e passou a contar com uma equipe fixa de servidores, que receberam treinamentos em cidades da região.

A Prefeitura decretou estado de emergência, com o objetivo de agilizar as ações de recuperação da cidade e solicitar recursos financeiros e materiais ao Governo Estadual e Federal, e teve o decreto reconhecido pela Defesa Civil do Estado. Um projeto estratégico de macro e micro drenagem da cidade foi elaborado e protocolado na Casa Civil Estadual, além de solicitação de verbas para obras emergenciais e de tapa buracos.

Gazzetta ainda destacou a realização da força-tarefa, com a mobilização de cerca de 400 servidores e 50 veículos próprios e alugados, para recuperação da cidade com serviços de tapa buracos, limpeza e capinação de vias e terrenos, e recuperação de vias e estradas rurais.

Na área da saúde, Gazzetta destacou as discussões técnicas para implantação no novo Centro de Referência em Urgência, assinatura do início das obras do Centro de Diagnósticos e da nova regulação, via SAMU, para internação nos hospitais de referência de vítimas de AVC, infarto e traumas graves, além do recebimento de duas novas ambulâncias do SAMU. Ponto crítico na gestão anterior, a falta de atendimento nas quatro UPAs da cidade passou de 144 horas/mês em 2016 para apenas seis horas em 60 dias de 2017.

O abastecimento de água na cidade também teve destaque, com início dos projetos do poço Geisel III, do poço Santa Cândida e do reservatório no Alto Paraíso/ Vila Industrial, além da finalização do projeto executivo de reforma da ETA e da normalização de abastecimento no Núcleo Geisel, via caminhões pipa e interligação com o poço Manchester.

Na educação, o prefeito ressaltou a assinatura de convênio para construção de escola de educação infantil no Mary Dota, o recebimento dos projetos executivos para reforma da EMEF Santa Maria e busca de soluções para o atendimento às crianças das creches do Jardim Niceia e São Francisco de Assis, no Santa Edwirges.

No Desenvolvimento Econômico, destaque para o novo processo de concessão de áreas, revisão dos critérios e da lei de concessão, das leis de incentivos fiscais às indústrias que se instalarem no município, elaboração do Guia do Investidor, estudo de viabilidade do Polo Tecnológico e parceria entre Sedecon e Sebes para fortalecer os programas municipais voltados às mulheres.

Entre as ações jurídicas e tributárias, o prefeito enfatizou a intensificação de cobrança dos grandes devedores de IPTU e ISS do município, que somam cerca de 100 milhões de reais. Nesses 60 dias de governo, 12 audiências públicas foram realizadas, com destaque para as que tratam da alteração da Lei Municipal 5.766, que visam viabilizar a doação de lotes aos beneficiários de regularização fundiária de interesse social. 12 projetos foram concluídos nesse período, com destaque para o Centro de Referência em Urgência, o Parque da Nações Norte, três novas EMEIs e a doação do Horto Florestal ao município, com revitalização daquela área.

Gazzetta também enfatizou a solicitação de 23 emendas parlamentares a deputados estaduais, federais e senadores, num total de 16 milhões de reais, para infraestrutura, esportes, saúde e meio ambiente. Em relação às tratativas salariais dos servidores, o prefeito destacou a criação de uma mesa de negociação permanente e um plano anual de recomposição salarial.