Gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) distribuiu desfibriladores para guardas municipais, que poderão ajudar em situações de emergência. Município do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo, quer se tornar referência no tratamento de problemas cardiovasculares

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

 

A gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), entregou 38 desfibriladores externos automáticos para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Realizada em parceria com a Associação Salva Coração, a iniciativa faz parte do projeto Cor+Ação, que tem como objetivo tornar o município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo, um modelo no tratamento das doenças cardiovasculares e na prevenção de paradas cardíacas.

Os desfibriladores ficarão nas viaturas da GCM. Parte da corporação já recebeu o treinamento para a utilização dos equipamentos. “Esse conhecimento que estamos recebendo é muito bom para nós, que trabalhamos na rua. São informações de grande valor para o nosso dia a dia. Pensando sempre no próximo, com essa iniciativa em mente, podemos salvar vidas, sim”, afirma o guarda Renato Santos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo o médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração, a chance de sobreviver a uma parada cardíaca é reduzida em 10% a cada minuto.

Somente com a massagem cardíaca feita com as mãos, é possível salvar uma a cada quatro vítimas. Com o desfibrilador, as chances aumentam para uma a cada duas vítimas. “Em uma situação de parada cardíaca, infarto ou AVC, o tempo é fundamental. Cada segundo conta e, quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de a vítima sobreviver”, alerta Duccini.