Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos
A gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), entregou 38 desfibriladores externos automáticos para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Realizada em parceria com a Associação Salva Coração, a iniciativa faz parte do projeto Cor+Ação, que tem como objetivo tornar o município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo, um modelo no tratamento das doenças cardiovasculares e na prevenção de paradas cardíacas.
Os desfibriladores ficarão nas viaturas da GCM. Parte da corporação já recebeu o treinamento para a utilização dos equipamentos. “Esse conhecimento que estamos recebendo é muito bom para nós, que trabalhamos na rua. São informações de grande valor para o nosso dia a dia. Pensando sempre no próximo, com essa iniciativa em mente, podemos salvar vidas, sim”, afirma o guarda Renato Santos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo o médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração, a chance de sobreviver a uma parada cardíaca é reduzida em 10% a cada minuto.
Somente com a massagem cardíaca feita com as mãos, é possível salvar uma a cada quatro vítimas. Com o desfibrilador, as chances aumentam para uma a cada duas vítimas. “Em uma situação de parada cardíaca, infarto ou AVC, o tempo é fundamental. Cada segundo conta e, quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de a vítima sobreviver”, alerta Duccini.