Cidade da região de Franca, administrada pelo prefeito Sebastião Dal Piccolo (PSD), oferece gratuitamente às grávidas informações sobre alimentação, o parto e o desenvolvimento do bebê por meio do programa Gestante.
Sebastião Dal Piccolo, prefeito Jeriquara

Sebastião Dal Piccolo, prefeito de Jeriquara

Em Jeriquara, município administrado pelo PSD na região de Franca, interior de São Paulo, grávidas recebem gratuitamente informações sobre alimentação, o parto e o desenvolvimento do bebê por meio do programa Gestante. A iniciativa do prefeito Sebastião Dal Piccolo foi tema de reportagem no Blog Maternar, do portal da Folha de S. Paulo.

Desenvolvido pela Fundação Sinhá Junqueira em parceria com a Prefeitura, o programa oferece palestras semanais com psicólogos, enfermeiras, nutricionistas e médicos, entre outros profissionais.

A gestante Janaina Beraldo Dias, de 27 anos, uma das participantes do programa que consegue esclarecer todas as suas dúvidas. “Às vezes a gente pergunta para o ginecologista e pelo pouco tempo (de consulta) acaba saindo mais confusa”, diz ela ao Blog Maternar. “Quero entender melhor sobre amamentação, parto e esclarecer todas as minhas dúvidas”. Ao final do programa, as gestantes recebem um certificado e um enxoval com os itens necessários para o cuidado do recém-nascido.

Programas de apoio à gestante não são novidade nas gestões do PSD. Quando prefeito de São Paulo, entre 2006 e 2012, Gilberto Kassab, hoje ministro das Cidades, ampliou um dos mais importantes projetos de apoio às gestantes do serviço público de saúde do Brasil: o Mãe Paulistana. Ele oferecia atendimento durante todo o período de gravidez e até o primeiro ano de vida do bebê. Para não faltar às consultas regulares, até dinheiro para passagem de ônibus as mães recebiam. Quase 700 mil crianças nasceram pelo Programa Mãe Paulistana durante a gestão de Kassab. Uma pesquisa do Ibope feita no final de 2012 revelou que nove em cada dez ouvidas aprovava o programa.