Com participação popular, prefeito de São Pedro, no interior paulista, identificou demandas, definiu ações prioritárias e traçou metas para a cidade.
O prefeito Helinho

O prefeito Helinho: ações deram um rumo à São Pedro, que estruturou ou está a caminho de estruturar todos os setores da cidade

fala-prefeitoEm 2013, quando Hélio Zannata (PSD) assumiu a prefeitura de São Pedro, cidade com 35 mil habitantes do interior de São Paulo, encontrou-a estagnada e sem planejamento. O principal desafio de Helinho, como é conhecido na cidade, era planejar e iniciar uma gestão que pensasse São Pedro além dos quatro anos, visando projetar a cidade para o futuro, trazendo desenvolvimento sem perder a qualidade de vida.

Para realizar tais ações, Helinho e seus eleitores contavam com sua vasta experiência como gestor. Formado em contabilidade e em administração de empresas, Helinho foi prefeito de Charqueada, município vizinho de São Pedro, entre 2001 e 2008. Em 2007, atuando também como presidente da Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba, contribuiu com conquistas como a criação da Aglomeração Urbana de Piracicaba. Durante esse período, ele manteve forte vínculo com a cidade de São Pedro, sejam eles familiares ou empresariais, recebendo constantes convites para ingressar na vida política da cidade. Em 2011, decidiu transferir o título eleitoral para São Pedro. Assim, em outubro de 2012 foi eleito prefeito com a expressiva votação de 71,15% dos votos válidos, o equivalente a 12.972 votos.

Uma de suas primeiras medidas como prefeito foi criar, em fevereiro de 2013, uma ferramenta de discussão com a comunidade chamada “Agenda 25”. “Com essa ferramenta nós fizemos um diagnóstico, traçamos soluções e mais que isso, estabelecemos prazos para que as ações pudessem acontecer, pensando não somente no que vemos hoje, mas na cidade que queremos no futuro. Partindo desse ponto, com o apoio da comunidade e dos vereadores, nossa equipe de trabalho e de todos os servidores públicos conseguiu importantes conquistas para a cidade”, conta Helinho.

Dentre as conquistas, na área da saúde destacam-se a recuperação da filantropia da Santa Casa, que registrava dívidas de mais de R$ 25 milhões. Com isso, a Santa Casa conseguiu aderir a programas importantes, recuperou a propriedade do imóvel, reconquistou sua credibilidade e vem recebendo melhorias estruturais no prédio, que ganhou no ano passado um laboratório próprio e ganhará em breve um centro cirúrgico ampliado. Outros importantes ganhos na área da saúde foram a construção de duas novas unidades básicas de saúde e a compra de aparelhos para os equipamentos do setor.

Na área educacional foram reformadas e ampliadas praticamente todas unidades escolares, e estão previstas a entrega de uma nova creche e uma nova escola municipal. Além disso, foi iniciada a implantação do tempo integral na rede municipal de ensino, através dos NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico). Setor vital, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos ganhou máquinas e equipamentos que tem ajudado a melhoria da infraestrutura urbana e rural. Com isso, foi viabilizado, por meio de convênios, a pavimentação de bairros que há anos sonhavam com essas melhorias. Além disso, cerca de 4 mil novos pontos de iluminação pública foram implantados.

A gestão de Helinho também buscou valorizar e revitalizar os pontos turísticos do município e, recentemente, assinou um convênio que garante R$ 2,5 milhões para construção de um centro de convenções na cidade.

Visita do ministro Gilberto Kassab a São Pedro em 3 de junho de 2015

O prefeito durante a visita do ministro Gilberto Kassab à cidade em junho de 2015

Todas essas ações deram um rumo à São Pedro, que estruturou ou está a caminho de estruturar todos os setores da cidade, que não tinha planejamento em diversas áreas e até mesmo deixava de ter planos exigidos pela lei, como é o Plano Municipal de Saneamento Básico. Por meio dele, e com força política, foram obtidos recursos para melhorar o abastecimento de água na cidade. A principal obra nesta área será viabilizada com recursos liberados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com cerca de R$ 10 milhões para a construção de uma Estação que tratará quase 100% do esgoto da cidade.

Entretanto, apesar dessas ações realizadas, segundo Helinho, São Pedro ainda tem muitos desafios. “Dentro desse planejamento há diversas ações ainda a serem realizadas e muitas já iniciadas que precisam de continuidade, competência, gestão eficiente e seriedade. Como exemplo desses desafios podemos citar a necessidade de continuidade à reestruturação da saúde, através da descentralização já iniciada nessa gestão”.

Outro desafio enfrentado não somente por Helinho, mas pela maioria dos prefeitos, foi a diminuição de recursos provenientes do fundo de Participação dos Municípios, dificultando a realização de melhorias. “Infelizmente sabemos que de alguns anos para cá muitos municípios enfrentam situações caóticas e a crise econômica desde 2014 tem se acentuado. Muitos sequer tem conseguido arcar com a folha de pagamento. A queda de repasses é constante e devido ao desemprego é natural o aumento da demanda de serviços públicos por aqueles que antes tinham condições de ter um plano de saúde ou uma escola particular. Somente uma nova discussão sobre o pacto federativo é capaz de barrar a sangria pela qual passam os municípios”, avalia Helinho.

Apesar desse aspecto negativo, o atual chefe do executivo está esperançoso e deseja dar sequência ao plano de trabalho iniciado. “Fui pré-indicado para concorrer novamente à Prefeitura pelo PSD nas eleições deste ano, pois o nosso grupo político entende que o trabalho iniciado necessita de continuidade. Caso a indicação se confirme nas convenções, o nosso nome deverá ser avalizado pelos partidos que nos apoiam e, se tudo der certo, poderemos novamente disputar as eleições”, conclui.​