
Com o plantio de dezenas de milhares de árvores, o parque virou um refúgio de lazer e atividade física para os moradores do local.
Edição Scriptum com BBC News Brasil
Nas últimas duas décadas, uma área na zona Leste de São Paulo, uma das regiões mais populosas da cidade, viu brotar uma verdadeira floresta onde antes só havia entulhos e um terreno degradado. Com o plantio de dezenas de milhares de árvores, o Parque Linear Tiquatira — inaugurado em 2008, durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e atual secretário estadual de Relações Institucionais — virou um refúgio de lazer e atividade física para os moradores do local. Assinada por André Biernath, da ‘BBC News Brasil‘, a reportagem intitulada “A Floresta que ‘brotou’ no meio do entulho em São Paulo com o plantio de 41 mil mudas” conta a história do parque.
O projeto do parque, situado na Vila São Geraldo, na divisa entre os distritos da Penha e do Cangaíba, foi motivado pelo trabalho iniciado por Hélio da Silva, que mora na região há 65 anos e fez carreira como executivo de importantes empresas do setor açucareiro. Em 2003, ele decidiu começar o plantio de árvores e transformar a realidade do local, que tinha se transformado em um depósito de lixo e ponto de encontro para usuários de drogas. Silva já plantou mais de 41 mil mudas de árvores.
A iniciativa contou com o apoio do então secretário municipal do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge. Ele conheceu Silva no início de sua gestão na secretaria, durante uma feira comercial de produtos orgânicos, onde acabou convidado a visitar o Tiquatira. “Eu fui e vi que ele já havia começado a plantar por iniciativa própria, com coragem e determinação. A depender da administração da vez, o projeto que ele havia começado era acolhido e visto com bons olhos; em outras, achavam que ele estava invadindo uma área pública”, avalia Jorge.