Em 11 anos, o número de empresas ativas em São Pedro saltou de 1.426 para 5.209, registrando um crescimento de 265%, de acordo com o estudo. Desse total de empresas, 91% foram criadas por pequenos empreendedores. Thiago Silva atribui o bom desempenho da cidade às ações realizadas pela prefeitura. “Um ambiente de negócios favorável e atrativo para as empresas é formado, basicamente, por segurança na administração pública, qualificação de mão de obra, boas condições na abertura de empresas, desburocratização e procedimentos simplificados para a emissão de licenças e alvarás”, destaca o prefeito.
O gestor lembra que a prefeitura aderiu a dois programas que têm como objetivo agilizar o processo de abertura de empresas, o Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do governo federal, e o Agiliza São Paulo, do governo estadual. Thiago ressalta que os empresários locais têm à disposição uma série de incentivos fiscais e tributários.
Empregos
Segundo o Mapa de Empresas, entre 2012 e 2022 foi registrada uma ampliação de 36,2% no número de pessoas assalariadas em São Pedro. O levantamento verificou, ainda, aumento de 21,19% no total de moradores que exercem alguma atividade profissional de maneira informal em uma determinada empresa.