Coordenado pelo secretário Eleuses Paiva, liderança do PSD paulista, programa atende às demandas específicas dos municípios e fortalece diálogo entre o governo estadual e representantes do setor

O secretário Eleuses Paiva: “Vamos promover visitas a todas as regiões para ver de perto o que está acontecendo”

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

Coordenado pelo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD, o programa Gabinete 3D-Saúde tem recebido elogios de profissionais do setor. Lançado em agosto, o projeto promove visitas do secretário às cidades paulistas para reuniões com representantes de instituições médicas locais e do poder público. Os encontros abordam as demandas da população e as dificuldades enfrentadas pelos gestores que atuam na área, além de permitirem a criação de planos de ação específicos para cada município.

“Oferecer saúde pública de qualidade é um compromisso com o cidadão paulista. Vamos promover visitas a todas as regiões para ver de perto o que está acontecendo, escutar de quem está na ponta quais são os principais problemas e estar junto na construção de uma nova saúde, fazendo a diferença para todos”, explica Eleuses. O nome do projeto faz referência à gestão “3D” exercida pelo governador Tarcísio de Freitas, que busca promover o “desenvolvimento, o diálogo e a dignidade”.

Uma das profissionais que elogiam a iniciativa do governo estadual é Elaine Ataide, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, no interior paulista. Entre 28 e 30 de agosto, ela participou de oficinas promovidas pelo programa na macrorregião de Campinas e São João da Boa Vista. “Essa proximidade é importante tanto para mostrarmos o que estamos fazendo como para mostrarmos nossas carências. É importante para que a gente apresente melhorias que podem ser feitas. Com a regionalização, podemos otimizar as capacidades instaladas”, afirma a superintendente. “Ter a presença de um secretário de Saúde dentro do hospital acaba motivando os funcionários e os nossos prestadores”, acrescenta Eliane.

O programa também passou pela Baixada Santista e as regiões de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Ribeirão Preto.

União entre municípios

Os gestores locais destacam que a presença do Estado nos municípios incentiva as prefeituras a mapearem, de maneira conjunta, as principais unidades e serviços de cada região. Com esse diagnóstico, fica mais fácil entender quais são os gargalos que serão apresentados ao governo estadual e pensar em possíveis soluções. “Os municípios não conseguem fazer uma política pública eficiente sozinhos. Todo mundo está unido por um objetivo comum, que é melhorar o SUS. Nessas reuniões, estudamos os números e posicionamos o nosso município em relação aos indicadores da região e do Estado. É um diálogo próximo, olho no olho”, ressalta Graziela Garcia, secretária municipal de Saúde de Indaiatuba, no interior paulista.

Outra que elogia o projeto é Daniele de Souza, diretora do Departamento de Saúde de Guzolândia, cidade da região de Araçatuba. “Tudo começa com diálogo. Com todos colocando as suas demandas, necessidades e frustrações, conseguimos chegar a um consenso e desenvolver as soluções da melhor forma.”

Para o administrador do Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas (AME), Vilmar Medeiros, as visitas do secretário são cruciais para que o Estado saiba qual é a situação dos hospitais. “Às vezes, é o que falta para começarem a diminuir filas e ampliarem os serviços que a população realmente precisa.”