Deputado paulista diz que índice que será adotado para corrigir os depósitos é justiça feita com os trabalhadores.
Deputado Goulart (SP) – Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O deputado federal Antônio Goulart, do PSD de São Paulo, (SP) avaliou de forma positiva a aprovação em plenário, nesta terça-feira (18), do novo índice de correção dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme o substitutivo apresentado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) ao Projeto de Lei 4.566/08. A aprovação do substitutivo foi possível mediante acordo entre as lideranças partidárias e o governo.

“Se reduzíssemos o FGTS, deixaríamos de ter investimentos na moradia popular, em programas fundamentais como o Minha Casa Minha Vida. Por isso, a importância do acordo realizado, com relevante participação da nossa liderança. Felizmente conseguimos unanimidade de votos. É uma justiça feita aos trabalhadores depois de muitos anos.”

Pelo texto aprovado, o reajuste das contas individuais do FGTS, a partir de 2016, será feito com índices maiores do que os praticados hoje. No primeiro ano, o fundo será corrigido em 4% mais TR; no segundo, 4,75% mais TR; no terceiro, 5,5% mais TR; e a partir de 2019, a correção terá o mesmo índice aplicado para as cadernetas de poupança mais 3% ao ano. Atualmente, o índice de correção adotado é da TR mais 3% ao ano.