Para o deputado federal Antônio Goulart, do PSD de São Paulo, as dificuldades enfrentadas pelos paulistas com o abastecimento de água podem ser resolvidas com a transposição de águas do Rio Juquiá, localizado a cerca de 70 km da capital paulista, para a represa Guarapiranga, na região Sul do Estado. Ele defendeu a ideia em audiência pública da comissão especial da Câmara que trata dos problemas e soluções para a crise hídrica no Brasil, nesta terça-feira (30), que reuniu parlamentares e especialistas no tema.
De acordo com Goulart, “uma vez adotada essa medida, resolvemos de vez o abastecimento de água na cidade de São Paulo. As águas do Juquiá serão captadas junto à foz do rio, no Oceano Atlântico”.
O deputado paulista criticou ainda a paralisação do Programa Mananciais. Segundo ele, a iniciativa estava recuperando os córregos afluentes para evitar o comprometimento do abastecimento de água em São Paulo. “Lamentavelmente, por uma política equivocada da atual administração, essa ação foi paralisada. Vamos, então, lutar muito pela transposição do Rio Juquiá e também pelo o retorno da operação do programa que engloba as represas Billings e Guarapiranga”, afirmou.