Governador Tarcísio de Freitas e o secretário Marcelo Branco chegam ao fim do ano com 50 mil unidades entregues no Estado

O secretário Marcelo Branco ressaltou a importância da união entre os governos estadual e municipal para a viabilização do projeto

 

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD, entregaram nesta segunda-feira (9) os 401 apartamentos do Residencial Habita Tucuruvi, na zona Norte da capital paulista. O evento também teve a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entre outras autoridades municipais.

A entrega dos imóveis faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) que conta com os governos estadual e municipal. Por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o Estado destinou R$ 71,3 milhões em subsídios para que famílias com renda de até cinco salários mínimos pudessem financiar as moradias. A prefeitura de São Paulo promoveu a licitação para a contratação da construtora responsável pela obra e cedeu o terreno para a implantação do empreendimento.

Durante o evento de entrega dos apartamentos, Tarcísio fez um balanço das conquistas de sua gestão no setor habitacional. “Neste ano, estamos terminando de entregar praticamente seis mil unidades habitacionais só na cidade de São Paulo. Temos 28 mil unidades em construção também na capital. No Estado todo, estamos chegando ao fim de 2024 com 50 mil unidades entregues e mais 103 mil unidades em obras. Muita gente vai realizar o sonho da casa própria e ter a mesma emoção que vocês estão tendo hoje”, destacou o governador.

Marcelo Branco ressaltou a importância da união entre os governos estadual e municipal para a viabilização do projeto. “Em uma parceria com o governo do Estado, a Cohab (Companhia de Habitação Popular) cedeu este terreno e nós investimos R$ 71 milhões do Fundo Estadual de Habitação para que, juntos, pudéssemos viabilizar este empreendimento maravilhoso que vocês estão vendo aqui, financiado 100% pelo governo do Estado e pela CDHU. Essa entrega materializa o que essa parceria pode gerar na ponta para vocês.”

Os apartamentos têm entre 34 e 51 metros quadrados, varanda, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Do total de moradias, 327 contam com dois dormitórios. As demais têm um dormitório. Além disso, há espaços de lazer com playground, área de convívio, espaço pet, salão de festas, academia e brinquedoteca.
Das 401 famílias atendidas, 146 foram indicadas pela CDHU. Esses beneficiários recebiam auxílio-moradia por terem sido retirados de áreas de risco ou preservação ambiental. A prefeitura indicou o restante dos moradores.