São Paulo enfrenta a maior estiagem em 84 anos. O nível dos seis grandes sistemas de abastecimento de água da Grande São Paulo caiu nesta quarta-feira. Cantareira opera com 8,4%, incluindo segundo volume morto.

 

Com pior estiagem em 84 anos, nível do Sistema Cantareira caiu a 8,4%

Com pior estiagem em 84 anos, nível do Sistema Cantareira caiu a 8,4%

 

 

O governo do Estado de São Paulo voltou a considerar a possibilidade de cobrança de sobretaxa na conta de água de quem ampliar o consumo, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (3) na Folha de S.Paulo.

São Paulo enfrenta hoje a maior estiagem em 84 anos, com interrupções de abastecimento na Grande São Paulo, cidades do interior em regime de racionamento e reservas de água cada vez mais baixas, diz o jornal.

O Sistema Cantareira, por exemplo, o principal da Grande São Paulo, opera com a segunda cota do volume morto.

Segundo a Folha, a medida é estudada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) e pela Procuradoria Geral do Estado.

Em abril, a administração havia anunciado a implantação da sobretaxa de quem aumentasse a conta de água acima do consumo médio relativo ao ano anterior. Em julho, a cobrança extra foi adiada.

Nesta terça-feira (2), foi inaugurado um conjunto de obras para aumento da produção de água do sistema Guarapiranga em mil litros por segundo. Com a iniciativa, o sistema terá sua capacidade ampliada de 14 mil para 15 mil litros por segundo.

As principais obras para aumentar a produção de água no Estado, porém, somente serão entregues a partir de 2016, como a transposição de águas do rio Paraíba de Sul para represas do Cantareira.

Para reduzir o consumo, o governo adotou o bônus na conta, fez campanhas publicitárias e reduziu a pressão do abastecimento.

Nível dos reservatórios

O nível dos seis grandes sistemas de abastecimento de água da Grande São Paulo caiu na medição realizada pela Sabesp nesta quarta-feira (3), informou o portal G1, da TV Globo. A chuva não chegou em nenhum deles na terça (2).

Cantareira e Alto Tietê tiveram queda de 0,1 ponto percentual cada. O Sistema Cantareira foi de 8,5% para 8,4%, já contando a segunda cota do volume morto, enquanto o nível do Alto Tietê baixou de 5,5% para 5,4%.

Alto Cotia e Rio Grande caíram 0,2 ponto percentual cada um. O primeiro foi de 29,6% para 29,4% e o segundo de 63,2% para 63%.

As quedas mais acentuadas foram nos sistemas Guarapiranga e Rio Claro. Baixando de 33,1% para 32,7%, o Guarapiranga perdeu 0,4 ponto percentual. Já o Rio Claro, que teve a maior queda entre os seis, foi de 31,1% para 30,4%, redução de 0,7 ponto percentual.