Com os recursos liberados pelo ministro Kassab, cidade iniciará obras do corredor Campo Grande, que vai facilitar o deslocamento de milhares de campineiros.
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No total, o BRT campineiro irá receber R$ 540 milhões, sendo que os R$ 200 milhões restantes serão objeto de uma nova carta consulta para financiamento junto à linha de crédito Pró-Transporte.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, já autorizou a liberação de R$ 340 milhões de recursos do Governo Federal para o projeto do BRT em Campinas (SP). A prefeitura local irá executar o projeto em duas fases, ao priorizar a implantação do corredor Campo Grande, a estação de transferência Campos Elíseos e a perimetral que ligará este corredor à estação. No total, o BRT campineiro irá receber R$ 540 milhões, sendo que os R$ 200 milhões restantes serão objeto de uma nova carta consulta para financiamento junto à linha de crédito Pró-Transporte.

O Corredor Ouro Verde ficará para a segunda fase, que terá audiência para licitação do projeto executivo e obra. A opção pelo Campo Grande deve-se à necessidade de dotar aquela região de um transporte público de média capacidade. São 17,8 km de extensão saindo do Centro, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Junto com ele, será construída uma perimetral com 4 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Campinas tenta implementar os corredores de BRT desde 2001. Ela enviou os projetos ao Ministério das Cidades dentro do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. A cidade desistiu de adotar um veículo leve sobre pneus (VLP) porque o custo elevado do projeto não conseguiu a adesão do empresariado do setor de transportes, a quem caberia a aquisição dos veículos.

A prefeitura decidiu fazer os corredores Campo Grande e Ouro Verde para biarticulados, construir interligações entre os corredores, reformar e construir mais uma faixa de trânsito no Viaduto Cury e implantar uma nova avenida, com corredor de ônibus, no antigo leito da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro ligando a Rodovia D. Pedro ao Guanabara.

Em Campinas, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, tem, desde 2003, uma carteira de investimentos no valor de R$ 3,64 bilhões, sendo que somente para mobilidade urbana, o montante é de R$ 1,09 bilhão.

 

Fotos: Zeca Filho/Divulgação