O prefeito Marco Bertaiolli, do PSD, encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que muda o estatuto; proposta também dá aos guardas municipais a atribuição de fiscalizar o trânsito.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, do PSD, encaminhou para a Câmara Municipal, nesta sexta-feira (6) um projeto de lei que muda o estatuto da Guarda Municipal da cidade e permite que o grupo possa portar armas. Esta é uma antiga reivindicação dos servidores. “Muitas vezes, o guarda municipal fica acuado diante de uma situação. O armamento dará maior segurança tanto para o servidor, como para a população”, disse o prefeito.

Aprovado pela Câmara, o projeto também dá aos guardas municipais a atribuição de fiscalizar o trânsito. Eles poderão multar ou autuar quando encontrarem alguma irregularidade e terão remuneração em dobro quando trabalharem durante os feriados, além de outros benefícios de carreira.

Segundo Bertaiollli, a Guarda Municipal vem crescendo e se fortalecendo desde 2009 (quando foi criada oficialmente), ampliando a sua atuação e efetivo. “Hoje as guardas municipais se tornaram um importante mecanismo de ação para contribuir com a segurança pública, que é atribuição do Governo do Estado. Mas tudo o que a Prefeitura de Mogi puder fazer para auxiliar e dar mais tranquilidade para os mogianos, nós faremos”.

Recentemente a Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou outro projeto na área de segurança pública: os radares da cidade agora operam com nova tecnologia, capaz de fazer a leitura de placas dos veículos e sincronizar informações com o Banco de Dados da Polícia Militar. A medida vai ajudar a combater o furto e roubo de veículos e também crimes como sequestros-relâmpago. “Sempre que houver uma denúncia registrada, a Polícia terá condições de checar com os dados dos nossos radares”.