Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Os 320 guardas municipais de São José dos Campos, município de 700 mil habitantes do Vale do Paraíba administrado por Anderson Farias (PSD), deram início neste mês ao Estágio de Qualificação Profissional (EQP), treinamento essencial com carga horária de 80 horas. Realizado anualmente em cumprimento à legislação federal, o programa é conduzido pela Academia da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão.
A capacitação é fundamental para aprimorar a preparação e a atualização dos agentes, garantindo que atuem com eficiência e seguindo os padrões de segurança exigidos. Para aprovação, os guardas precisam concluir todas as etapas do curso e obter média mínima de sete pontos. O não cumprimento desses requisitos pode resultar na suspensão do porte de arma.
Formação
Com a implementação da Lei 658, de 2022, a Guarda Municipal de São José dos Campos tornou-se uma referência no Estado de São Paulo, colaborando com a formação e habilitação de guardas municipais de outras cidades, como Caraguatatuba, Ubatuba, Lorena e Cruzeiro. Até o momento, 200 guardas de municípios vizinhos já foram treinados.
A formação é revista anualmente. Para este ano as matérias são Metodologia de ensino, Políticas Públicas relacionadas à atividade da GCM, Suicídio, Entradas Táticas, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Educação Financeira, Abordagem Policial, Apresentação/Manuseio de arma de fogo, Atualização da Lei Maria da Penha, Noções Legais da GCM, Abuso de Autoridade, Apresentação de ocorrência, Suporte básico à vida, Redação Oficial, Legislação de Trânsito (atualizações), Estande – Tiro prático.