Em três anos e meio, o chefe do Executivo da pequena cidade do interior paulista conseguiu contornar parte dos problemas financeiros do município e deu início a importantes obras.
13221047_989983931051496_239318597618356371_n

Na juventude, o atual prefeito abriu as primeiras valetas para ligação de água e esgoto do município

fala-prefeitoEm 1970, aos 17 anos, o jovem João Momberg começou a trabalhar para a Prefeitura de Guareí como servidor público, abrindo com pá e picareta as primeiras valetas para ligação de água e esgoto do município do interior de São Paulo, que hoje tem cerca de 15 mil habitantes. No ano de 2013, pouco mais de quatro décadas depois de sua primeira ocupação pública, após carreira na Polícia Militar, obter formação em gestão pública e bacharelado em Direito, João voltou à Prefeitura de Guareí, desta vez para ocupar o cargo majoritário.

Em três anos e meio, o chefe do Executivo, que se filiou ao PSD em 2015, conseguiu contornar parte dos problemas financeiros do município e deu início a importantes obras. Pré-candidato à reeleição, ele conta que planeja concluir as obras iniciadas em sua gestão e realizar outras de grande interesse da população, entre elas a criação de um Distrito Industrial, mecanismos de incentivo ao turismo e melhorias na infraestrutura urbana.

Quais foram os principais desafios da gestão?

Assumi o meu mandato com dívidas (restos a pagar), precatórios de alto valor não pagos, o que desde o início causou problemas financeiros, fato que passou a piorar com a queda na arrecadação, gerando falta de recursos. Dentro das possibilidades estamos contornando os problemas.

Quais foram os principais resultados obtidos?

Conseguimos saldar uma grande parte dos precatórios, cujo valor vem se acumulando há mais de 20 anos, causando um rombo nas contas do município. Apesar disso, conseguimos fechar o ano de 2015 com 27% de investimento no setor de saúde, 26% na educação e mantendo todos os demais serviços funcionando a contento, além de dar início a várias obras de grande porte, provenientes de convênios com os governos estadual e federal.

13125016_982950741754815_4672073401647369964_n

João Momberg: “Precisamos firmar convênios com os governos estadual e federal para conseguir os recursos necessários.”

Que problemas ainda persistem? Em sua visão, o que é necessário para resolvê-los?

Na maioria das ruas da cidade o asfalto está em péssimas condições e diversas ruas carecem de infraestrutura, porém não dispomos de recursos para nenhuma dessas obras. Precisamos firmar convênios com os governos estadual e federal para conseguir os recursos necessários. Para gerar empregos, precisamos explorar melhor nosso potencial turístico. Outra ideia que temos é criação de um distrito industrial.

De forma geral, o que pensa da situação dos municípios hoje em dia?

A situação dos municípios atualmente não é das melhores, pois parece que piora dia a dia, sendo que os encargos aumentam cada vez mais e os recursos diminuem. Os municípios não estão conseguindo responder por todos os encargos que lhes vem sendo atribuídos pelos governos estadual e federal durante anos seguidos e a solução seria o aumento nos repasses do ICMS e FPM, pois todos sabemos que municípios de pequeno porte têm pouquíssimos recursos próprios.

Quais são as perspectivas do PSD local para as eleições deste ano?

Sou pré-candidato à reeleição e estou otimista, com a certeza de que com a união de vários partidos em torno de minha candidatura e com a ajuda de Deus, sairemos vencedores novamente. Numa pesquisa recente feita no início deste mês eu estou liderando, à frente de outros dois candidatos. Também teremos vários nomes de grande aceitação que concorrerão ao Legislativo.