Recursos do governo de São Paulo serão destinados para obras como a do Hospital Pimentas-Bonsucesso e do Instituto de Saúde da Mulher

O prefeito Guti: outros R$ 10 milhões serão reservados para a retomada das obras no Instituto da Saúde da Mulher, que foram paralisadas em 2015

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, anunciaram nesta quarta-feira (19) o aporte de R$ 53 milhões para a saúde pública de Guarulhos. O município da Grande São Paulo, que tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, é administrado pelo prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, também filiado ao partido.

A liberação da verba foi anunciada em evento no Complexo Hospitalar Padre Bento. Do total de recursos, R$ 30 milhões serão destinados ao complemento das obras no Hospital Pimentas-Bonsucesso, com a conclusão dos trabalhos no segundo e no terceiro andares e em metade do quinto.

Outros R$ 10 milhões serão reservados para a retomada das obras no Instituto da Saúde da Mulher, que foram paralisadas em 2015, na administração anterior do município. Os R$ 13 milhões restantes vão para a atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador, que completou 49 anos nesta quarta-feira, também anunciou a aquisição de um equipamento de ressonância magnética nuclear para o Hospital Padre Bento. A iniciativa atendeu a uma antiga reivindicação da instituição. “Faremos de tudo para honrar o nosso compromisso de deixar a saúde pública no lugar em que ela deve estar, o de servir o cidadão. Hoje me sinto muito feliz pelo fato de, no dia do meu aniversário, poder dar esse presente a Guarulhos”, disse Tarcísio.

O prefeito Guti agradeceu ao governador, ao secretário Eleuses e a todos os funcionários do setor no âmbito estadual. “Sempre soubemos que podíamos contar com o apoio do governador. Na verdade, ele nos dá esse apoio desde a época em que era ministro da Infraestrutura, durante o governo Bolsonaro”, disse o prefeito.

Tabela SUS

Eleuses Paiva destacou a importância da nova Tabela SUS Paulista, um dos pilares da política de saúde pública no Estado. “Essa é uma iniciativa inédita e tem como objetivo aumentar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas, por meio do complemento do valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, com a possibilidade de as unidades receberem até cinco vezes mais que o valor repassado pela tabela adicional do SUS”, explicou o secretário.