
Projeto beneficia 350 pessoas, que recebem bolsa-auxílio de R$ 828 mensais
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos
Criado pela gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, o programa Cuidando emprega moradores em situação de vulnerabilidade social em Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, o projeto beneficia 350 pessoas, que recebem bolsa-auxílio de R$ 828 mensais e foram capacitadas para ajudar em ações de zeladoria realizadas pelas administrações regionais.
Os participantes executam serviços como varrição, roçagem, pintura de guias e podas de canteiros e jardins. “O programa não poderia ter um nome melhor, porque ele realmente cuida das pessoas e fez toda a diferença na minha vida. Chorei tanto quando fui selecionada, agradeci tanto a Deus pela oportunidade. É um dinheiro abençoado”, afirma Eliane Nascimento de Araujo, de 62 anos, moradora do Jardim Ansalca.
Ela ficou mais de cinco anos desempregada e fazendo bicos para conseguir se manter. Desde dezembro do ano passado, Eliane realiza serviços de zeladoria para a administração regional do bairro Pimentas. “De todo o meu coração, eu amo trabalhar lá. Gosto muito do lugar, das pessoas, me dou bem com todo mundo”, conta a beneficiada.
O projeto também é realizado nos bairros Taboão, São João, Cidade Satélite, Cabuçu e na região central, além de unidades da rede de ecopontos.
Os interessados devem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Quando surgem novas vagas, os assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social buscam candidatos interessados no banco de dados do cadastro.
A jornada de trabalho é de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira. O contrato de trabalho é regido pela CLT e tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.