Gestão do prefeito Guti (PSD) concluiu a substituição de 73 mil lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED no município da Grande São Paulo

 

Guti acompanha atividades do Centro de Controle Operacional (CCO): “Cem por cento do parque de iluminação público entregue, tudo em LED”

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

 

O governo do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, concluiu a substituição de 73 mil lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED no município da Grande São Paulo. A iniciativa faz parte do programa Ilumina GRU e foi anunciada pelo gestor na sexta-feira (8), dia em que a cidade comemorou o 463º aniversário. Guti anunciou a conquista da prefeitura durante a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da Secretaria de Administrações Regionais (SAR). “Mais uma entrega para Guarulhos antes do prazo prometido, que era 2024. É um importante presente para o aniversário de nossa cidade. Cem por cento do parque de iluminação público entregue, tudo em LED. Estamos muito felizes em disponibilizar tudo isso aos guarulhenses”, disse Guti.

O Centro de Controle Operacional será responsável pelo monitoramento do parque de iluminação, o que permitirá a identificação imediata de lâmpadas que precisarem de manutenção. Durante a apresentação do CCO, o prefeito conheceu as luminárias inteligentes, ainda em fase de testes, que foram instaladas nas ruas Arminda de Lima, Domingos Magno e Aracy Ubirajara e Silva, na Vila Progresso. Além de iluminar, os equipamentos fazem o monitoramento das vias.

O secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, enfatizou a agilidade que o programa Ilumina GRU está proporcionando nos serviços de iluminação. “Quando eu era vereador, era comum receber munícipes em casa solicitando a manutenção de uma luminária. Mas, com essa nova tecnologia, as equipes realizam o reparo de forma imediata.”

Parceria público-privada

O programa Ilumina GRU é fruto de uma parceria público-privada celebrada em março deste ano. O Consórcio Guarulhos Luz, que realizou a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED, será também responsável pelas operações, expansões e avanços tecnológicos na iluminação pública da cidade nos próximos 30 anos, período previsto no contrato firmado com a prefeitura.