Operação coordenada pela gestão do prefeito Guti (PSD) já multou 35 estabelecimentos que não cumpriram as determinações do Plano São Paulo, do Governo do Estado

Fiscais percorreram as principais avenidas, que geralmente concentram o comércio local, e as ruas adjacentes.

 

Operação realizada no último fim de semana pela gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, autuou 35 estabelecimentos do município da Região Metropolitana de São Paulo por descumprirem as determinações da fase vermelha do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado. A fiscalização contou com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. No sábado e no domingo (dias 6 e 7), em que apenas serviços essenciais podiam oferecer atendimento presencial, foram autuados 24 estabelecimentos, entre bares, adegas, restaurantes, salões de cabeleireiro, academias e lojas de roupas.

Na sexta-feira (5), 11 estabelecimentos já tinham sido autuados por funcionarem fora do horário permitido. De acordo com a secretaria, a multa para os infratores é de R$1.174,01. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. “Estamos vivendo um dos momentos mais críticos desta pandemia. Não podemos admitir que alguns grupos descumpram as regras, que têm como principal objetivo preservar a vida da população. Não gostaríamos de punir ninguém, mas as forças de segurança agirão com a energia necessária para evitar aglomerações, tanto em áreas comerciais como em atividades clandestinas”, destacou o prefeito.

O trabalho de fiscalização ocorreu nos seguintes bairros: Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso, Jardim Ponte Alta, Jardim Cumbica, Conjunto Paes de Barros, Jardim Lenize, Pimentas, Conjunto Marcos Freire, Cidade Seródio, Jardim Bom Clima e no Centro. Durante a operação, os fiscais percorreram as principais avenidas, que geralmente concentram o comércio local, e as ruas adjacentes.

“Montamos uma operação em que as equipes de fiscais foram para diversos bairros ao mesmo tempo. Pudemos observar que a maioria dos comerciantes estava consciente das determinações e respeitando as orientações. Vimos muitos que estavam trabalhando apenas com entrega e retirada, sem atendimento presencial dentro do espaço físico dos locais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Bruno Gersósimo.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Guarulhos no último dia 26, a cidade, com população estimada em 1,4 milhão de habitantes, já registrou 46.258 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, cerca de 94% dos pacientes foram curados e 2.057 morreram em função da doença.