Prefeito do PSD anunciou o pagamento para profissionais como cozinheiros e assistentes de gestão escolar. Seis mil professores também vão receber o benefício

Guti e Alex Viterale com representantes da categoria

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

Para atender a um pedido antigo dos servidores do setor educacional em Guarulhos, na Grande São Paulo, o prefeito Guti (PSD) anunciou o pagamento da gratificação de mérito aos profissionais do quadro de apoio da rede municipal de ensino. Cerca de 1.300 pessoas vão receber o benefício, além de seis mil professores do quadro do magistério. A iniciativa da prefeitura vai contemplar assistentes de gestão escolar, agentes escolares, auxiliares de cozinha III, cozinheiros e monitores de Emei III efetivos.

O prefeito ressalta que a ampliação da gratificação de mérito ao quadro de apoio é uma grande conquista da categoria. “Para mim, todo profissional que está dentro da escola também educa. Seja cozinheiro, agente de portaria ou assistente de gestão. O ambiente escolar é um organismo vivo, uma espécie de engrenagem que vai se encaixando e moldando o cidadão do futuro. Quando eu falo que todos fazem a diferença dentro de uma escola é porque é real. O quadro de apoio está totalmente inserido nos espaços educacionais, sendo parte fundamental para o bom atendimento e contribuição para o desenvolvimento dos alunos”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Alex Viterale, agradeceu e parabenizou todos os funcionários do quadro de apoio. “Esse pagamento é justo e merecido. Desde quando eu atendi a comissão e recebi a demanda, não medimos esforços para que esse benefício fosse pago. Trata-se de uma ação de reconhecimento a todos vocês, que são fundamentais no funcionamento das escolas da rede municipal.”

A gratificação de mérito e outros benefícios deixaram de ser pagos nos anos 2015 e 2016, gerando um passivo superior a R$ 36 milhões. No primeiro ano de mandato, em 2017, o prefeito Guti colocou as pendências em dia, assumiu o compromisso de valorizar os professores e dar atenção especial a temas como equiparação salarial, extensão de jornada, gratificação de mérito e evolução funcional.