Prefeito do PSD reivindicou ao governo federal a vacinação de todos os moradores da cidade acima de 18 anos

O prefeito Guti em reunião online sobre barreiras sanitárias

 

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), quer vacinar 100% dos moradores acima de 18 anos para criar um cinturão de imunização contra a covid-19 no município. Ele encaminhou a reivindicação em videoconferência com representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público Federal e Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport), principal porta de entrada do espaço aéreo nacional. Durante a reunião, foram debatidas formas de inibir a chegada de novas cepas do coronavírus ao País, entre elas a indiana.

Guti solicitou ao Ministério da Saúde o envio de um milhão de doses de vacinas para a aplicação da primeira dose em toda a população que ainda não recebeu o imunizante. Ele acredita que serão necessários de 30 a 40 dias para a vacinação de todo o contingente adulto da cidade, que tem cerca de 1,4 milhão de habitantes. “Temos hoje cerca de 200 mil guarulhenses que já receberam a primeira dose e outros 110 mil com a segunda. Se tivermos as vacinas, vamos conseguir criar um grande cinturão de imunização em torno do aeroporto, o que pode frear a disseminação do vírus em outros municípios da região metropolitana.”

Segundo o prefeito, o guarulhense está muito mais vulnerável à doença, já que estrangeiros contaminados podem ter contato direto com moradores do município que trabalham no sítio aeroportuário e utilizam o transporte coletivo. No início de 2020, quando ainda não havia vacinas e a pandemia estava no início, a Prefeitura solicitou ao governo federal barreiras sanitárias mais efetivas no aeroporto.