Fórum promovido por representantes de países emergentes reconheceu o empenho do prefeito do PSD na ampliação da rede municipal de ensino e na inclusão de alunos com deficiência

O prefeito Guti faz apresentação durante o Fórum Internacional dos Municípios dos Brics

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

 

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, recebeu na segunda-feira (17) um prêmio do Fórum Internacional dos Municípios dos Brics (Imbrics), que reconheceu as políticas públicas adotadas no setor educacional na cidade da Região Metropolitana de São Paulo. A premiação foi realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. De acordo com a organização do evento, formada por representantes de órgãos públicos e empresários do grupo de países que compõem o mercado emergente — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — a gestão de Guti conquistou uma série de avanços na área. Entre as principais conquistas está a conclusão de obras paralisadas em diferentes regiões de Guarulhos, o que inclui a entrega de 14 escolas da rede municipal e quatro CEUs.

As obras substituíram as “escolas de lata”, como são chamadas as unidades de ensino instaladas em contêineres. As escolas inauguradas por Guti têm áreas de lazer, sala de leitura, playground e quadras poliesportivas. “São diversos avanços, todos voltados à melhoria das vidas das crianças”, afirma o prefeito.

Durante a apresentação que fez no evento, Guti destacou os mais de 200 cursos gratuitos do Mais Futuro, programa que oferece oportunidades para que 72 mil moradores, divididos em 1,6 mil turmas, aprendam diversas modalidades esportivas, idiomas, artes, música, entre outras atividades. O Estúdio 360 é um dos equipamentos disponibilizados pelo programa. Neste ano, seis salas de produções fonográficas com viés informativo, artístico e educacional foram inauguradas em centros unificados de educação. “Artistas, produtores musicais e de podcasts podem utilizar toda a estrutura composta por tecnologias e aparelhos modernos de gravação com o apoio de um técnico de som”, ressalta Guti.

Inclusão

A premiação também reconheceu iniciativas da prefeitura de Guarulhos voltadas aos estudantes com deficiência física, motora ou intelectual, como as classes bilíngues para crianças surdas e o atendimento aos bebês surdos nas creches. Atualmente, o município conta com o apoio de 300 profissionais nesse trabalho.

Além disso, a rede municipal de ensino oferece o TIX Letramento, teclado multifuncional com recursos inteligentes que estimulam, de maneira lúdica e interativa, o desenvolvimento dos alunos com deficiência.