
Evento reuniu lideranças e personalidades na sede do PSD em São Paulo
Redação Scriptum
Em evento realizado na sede do PSD em São Paulo, na presença de lideranças do partido e personalidades da vida pública brasileira, além de centenas de filiados à sigla, o ex-senador Heráclito Fortes tomou posse na coordenação do conselho político do PSD em São Paulo na noite de segunda-feira (7). No mesmo ato, o partido recebeu a filiação de influenciadores, empresários, políticos e executivos, reforçando os quadros da legenda para as eleições de 2026. Todos tiveram suas fichas abonadas pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
Estavam presentes o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, o ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen, o deputado federal Júlio Cesar (PSD-PI) e o ex-ministro Aldo Rebelo, entre outras personalidades. Participaram também prefeitos do interior de São Paulo, como Suéllen Rosim, de Bauru; a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio; e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, além de vereadores e ex-prefeitos.

Ratinho, Bornhausen e Kassab homenagearam Heráclito Fortes
Ao apresentar o novo coordenador do conselho político do partido, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou a expressiva participação e longa experiência de Heráclito Fortes na vida política nacional. “O PSD se sente muito orgulhoso e feliz em tê-lo conosco. Sua experiência e sabedoria certamente nos ajudará muito”, afirmou.
Nelson Jobim, Aldo Rebelo e Ricardo Patah, assim como Ratinho Junior e Júlio Cesar, também saudaram calorosamente o ex-senador e destacaram sua participação em momentos históricos do País como evidência da grande contribuição que ele tem a dar ao partido.
Emocionado, Heráclito Fortes agradeceu as manifestações de apreço e disse nunca ter esperado essa consagração em São Paulo após 50 anos de caminhada no cenário político. “Sempre procurei andar pelo lado certo e minha geração viveu muitas esperanças e também muitas frustrações no esforço para tornar o Brasil melhor. Esta é talvez a última oportunidade que tenho de fazer o Brasil dar certo”, afirmou.
História
Heráclito Fortes é um político brasileiro com ampla trajetória nacional, conhecido por sua atuação firme e equilibrada no Congresso. Formado em Direito e ex-delegado da Polícia Federal, destacou-se pela habilidade em articular acordos e mediar conflitos, conquistando respeito entre diferentes correntes políticas.
Foi deputado federal por diversos mandatos e senador da República, com participação ativa em comissões de grande relevância, como Relações Exteriores, Defesa e Segurança Pública. Teve papel decisivo em debates estratégicos para o País, contribuindo para reformas administrativas, modernização institucional e políticas de Estado.
Além de representar o Piauí, Heráclito Fortes consolidou-se como uma liderança nacional, valorizado por sua visão de país, sua defesa da democracia e sua contribuição para o fortalecimento das instituições republicanas.
Filiações
Entre as lideranças que assinaram fichas de filiação ao partido no evento, estavam influencers com grande audiência nas redes sociais, a exemplo de MC Gui, que também é boxeador e piloto da Nascar e tem mais de 15 milhões de seguidores nas redes. Em sua apresentação, ele destaca o interesse em “ações sociais e ajuda às comunidades carentes.”
Também ingressaram no partido influenciadores como a professora e jornalista Paola Machado e o coordenador do ambulatório de doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas Fernando Gomes, que tem mais de 2 milhões de seguidores em redes sociais.
Também se filiou ao partido o ex-prefeito de Araraquara Roberto Massafera, o ex-vice-prefeito de Araraquara Coca Ferraz e o ex-vereador de Poá (SP) Diogo Pernoca. A lista de novas filiações inclui ainda o empresário do ramo de alimentação Maciel da Rocha; o presidente da Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais); Rodrigo Spada; o advogado Ale Soares; a médica Bruna Ituassu; o executivo Erick Gomes; o executivo Robson Coringa; e o empresário Dázio Vasconcelos.