A plataforma que reúne essas informações é a Gestour, idealizada pela iniciativa privada. Ela foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara Federal.

Estabelecimentos de hotelaria ou gastronomia poderão criar página gratuita na internet com fotos, vídeos e valores das tarifas, em formato similar ao das redes sociais. A plataforma que reúne essas informações é a Gestour, idealizada pela iniciativa privada. Ela foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara Federal.

O debate foi solicitado pelo deputado Herculano Passos, do PSD de São Paulo, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). Segundo ele, a plataforma é democrática para os pequenos e micro empresários, além de facilitar as buscas de acordo com os padrões de cada viajante.

“É a plataforma do marketing do turismo. O setor é a saída para a crise econômica, tenho convicção disso, até porque há mais de 50 segmentos da cadeia produtiva ligadas a ele, que geram emprego, renda e desenvolvimento. Essa iniciativa é bastante salutar, pois nosso país, de dimensões continentais, tem muito a oferecer”, afirmou Passos.

O deputado Goulart, também do PSD paulista, compartilha a opinião de Herculano e frisa que o site aumentará a visibilidade de locais pouco divulgados, estimulando, inclusive, o turismo para pessoas com deficiência. “O Gestour vai abrir novas oportunidades, trazer esse olhar diferenciado para pessoas cadeirantes e cegas, por exemplo. Infelizmente, até o momento, o turismo para este segmento é pouco visto porque não é divulgado.”

O idealizador do Gestour e coordenador da Rede Brasil de Municípios Interativos, Vadis da Silva, destacou que a plataforma funcionará como uma vitrine virtual, com todos os produtos e serviços necessários para atender os turistas brasileiros e estrangeiros.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Bruno Omori, a plataforma vai contribuir para fomentar o turismo no Brasil. “A procura por viagens vai aumentar sensivelmente, pois os pequenos empresários também poderão divulgar seus estabelecimentos. Bastará a eles ter um CNPJ ativo”.