Estabelecimentos de hotelaria ou gastronomia poderão criar página gratuita na internet com fotos, vídeos e valores das tarifas, em formato similar ao das redes sociais. A plataforma que reúne essas informações é a Gestour, idealizada pela iniciativa privada. Ela foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara Federal.
O debate foi solicitado pelo deputado Herculano Passos, do PSD de São Paulo, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). Segundo ele, a plataforma é democrática para os pequenos e micro empresários, além de facilitar as buscas de acordo com os padrões de cada viajante.
“É a plataforma do marketing do turismo. O setor é a saída para a crise econômica, tenho convicção disso, até porque há mais de 50 segmentos da cadeia produtiva ligadas a ele, que geram emprego, renda e desenvolvimento. Essa iniciativa é bastante salutar, pois nosso país, de dimensões continentais, tem muito a oferecer”, afirmou Passos.
O deputado Goulart, também do PSD paulista, compartilha a opinião de Herculano e frisa que o site aumentará a visibilidade de locais pouco divulgados, estimulando, inclusive, o turismo para pessoas com deficiência. “O Gestour vai abrir novas oportunidades, trazer esse olhar diferenciado para pessoas cadeirantes e cegas, por exemplo. Infelizmente, até o momento, o turismo para este segmento é pouco visto porque não é divulgado.”
O idealizador do Gestour e coordenador da Rede Brasil de Municípios Interativos, Vadis da Silva, destacou que a plataforma funcionará como uma vitrine virtual, com todos os produtos e serviços necessários para atender os turistas brasileiros e estrangeiros.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Bruno Omori, a plataforma vai contribuir para fomentar o turismo no Brasil. “A procura por viagens vai aumentar sensivelmente, pois os pequenos empresários também poderão divulgar seus estabelecimentos. Bastará a eles ter um CNPJ ativo”.