Para o deputado eleito pelo PSD-SP, é única forma que permite a distribuição possa ser mais justa para Estados e Municípios.

O deputado eleito Herculano Passos foi prefeito de Itu por dois mandatos consecutivos

Eleito deputado federal pela primeira vez pelo PSD em São Paulo, Herculano Passos tem um propósito muito bem definido para o seu mandato, que se inicia em fevereiro: garantir mais recursos para os municípios. Assim, ele é um intransigente defensor da revisão do Pacto Federativo, única forma que, acredita, permite a distribuição possa ser mais justa não só para os municípios, mas também para os Estados.

“Atualmente, de todos os impostos arrecadados por um município, cerca de 60% vão para União, 25% para os Estados e apenas 15% ficam no município”, explica ele, que conhece bem as dificuldades das prefeituras em obter recursos para investir em seus municípios. Herculano foi prefeito de Itu por dois mandatos consecutivos, entre 2005 a 2012.

O deputado eleito cita a crise de abastecimento de água pela qual passa Itu e toda a região. Para ele, é preciso se fazer investimentos altos para enfrentar essa dificuldade e, acredita, o deputado federal é peça fundamental nesse processo. “Ele é o elo entre o município e o governo federal”, comenta.

Herculano também que expandir experiências que obteve durante a carreira no poder executivo, como a Campanha de Vacinação contra o HPV para meninas, pioneira em Itu; e o Programa de Educação no Trânsito, disciplina implantada na Rede Pública de Ensino, que ensina as crianças como se comportar no trânsito.

Herculano, eleito com 92.583 votos, é um dos quatro deputados federais do PSD que tomam posse em 2015. Além dele, ganharam uma cadeira na Câmara Federal Jefferson Campos, Ricardo Izar e Walter Ihoshi, reeleitos, e Antônio Goulart, atualmente vereador em São Paulo.

Para a Assembleia Legislativa de São Paulo o PSD elegeu Marta Costa, Coronel Camilo, Rita Passos e Milton Vieira.