Iniciativa faz parte da campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero

Todas as holambrenses entre 40 e 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos 12 meses devem realizar o procedimento.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Holambra

 

A gestão do prefeito reeleito de Holambra, Fernando Capato (PSD), vai dobrar o número de mamografias realizadas no município do interior do Estado de São Paulo durante o mês de outubro. Nesse período, o número de exames vai passar de 50 para 100. A iniciativa faz parte da programação local da campanha nacional Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, todas as holambrenses entre 40 e 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos 12 meses devem realizar o procedimento. Para agendar o exame, a moradora deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e apresentar o Cartão Cidadão e documento oficial com foto. “Nossa equipe irá acolher estas mulheres e dar o encaminhamento para que o procedimento seja agendado”, explica Valmir.

Papanicolau

No próximo dia 19, o Departamento Municipal de Saúde também vai realizar exames de papanicolau, que detectam o câncer de colo de útero, nas unidades básicas dos bairros Imigrantes e Santa Margarida. Além dos exames, haverá sorteios de brindes e maquiagens para as mulheres atendidas.