
O prefeito Fernando Capato: “Estudo fortalece nossa cidade como referência em indicadores sociais e de qualidade de vida”
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Holambra
Pelo segundo ano consecutivo, o trabalho realizado pela gestão do prefeito Fernando Capato (PSD) fez com que a cidade de Holambra fosse considerada a mais desenvolvida da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, segundo o Índice de Gestão Municipal (IGMA). O levantamento é realizado pelo Instituto Aquila, que presta consultoria para gestores de empresas no Brasil e em países como Portugal, Suíça, Colômbia e Austrália. “Esse estudo mostra que estamos no caminho certo e fortalece nossa cidade como referência em indicadores sociais e de qualidade de vida”, avalia o prefeito.
O estudo levou em consideração o desempenho das administrações em áreas como educação, saúde, eficiência fiscal, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana. Em uma escala de 0 a 100, Holambra obteve nota 76,22, e ficou entre as 17 melhores cidades paulistas. Outros municípios da região, como Campinas e Paulínia, receberam 58,05 e 67 pontos, respectivamente.
No ranking nacional, Holambra, que tem cerca de 15 mil habitantes, conquistou o 38º lugar. “Apesar da excelente posição no ranking nacional, ainda temos grandes desafios pela frente e seguiremos trabalhando forte para avançar ainda mais”, afirma Capato.
O IGMA é formado por 62 indicadores alimentados por fontes públicas como IBGE, INEP, o Ministério Público Federal e o Mapa da Violência. Esses dados são processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado para cada cidade. As notas atribuídas aos municípios pelo IGMA podem ser consultadas aqui.