Município chegou à marca de 62,59% de alunos alfabetizados até o segundo ano do Ensino Fundamental; índice é superior ao estabelecido pelo MEC

O prefeito Fernando Capato: município chegou à marca de 62,59%, índice que representou um salto em relação ao verificado em 2023 (58,3%).

 

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Holambra

 

Administrada pelo prefeito Fernando Capato (PSD), a cidade de Holambra, no interior de São Paulo, superou a meta de alfabetização estipulada para 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A autarquia vinculada ao Ministério da Educação estabeleceu que 61,93% dos estudantes da rede pública municipal deveriam ser alfabetizados até o segundo ano do Ensino Fundamental. O município chegou à marca de 62,59%, índice que representou um salto em relação ao verificado em Holambra em 2023 (58,3%).

Carlos Henrique Mazotti, diretor municipal de Educação, atribui o bom resultado ao apoio permanente da prefeitura e ao trabalho realizado na cidade pelos profissionais do setor. “Essa conquista é coletiva e nos motiva a seguir firmes no propósito de garantir um ensino cada vez mais qualificado para nossas crianças. Gostaria de destacar e agradecer o apoio do prefeito Fernando Capato, que não tem medido esforços para investir e melhorar a educação no nosso município.”

Cenário nacional

Segundo o Inep, 58% dos municípios brasileiros melhoraram o índice de alfabetização, que subiu de 56% para 59,2%. No entanto, a meta nacional, que era de 60%, não foi atingida.

Neste ano, a meta estabelecida para o País é de 64%, índice que, progressivamente, deve chegar a 80% até 2030, conforme divulgado pelo governo federal. A criança é considerada alfabetizada pelo Ministério da Educação se conseguir ler pequenos textos, interpretar informações básicas e produzir textos simples, mesmo que cometa erros de ortografia.