Pela terceira semana consecutiva, município do interior paulista administrado pelo prefeito Fernando Capato (PSD) registrou diminuição no número de casos confirmados da doença, que caíram de 243 para 85

O prefeito Fernando Capato: 88,55% dos holambrenses tomaram as duas doses de vacina ou o antígeno de dose única

 

Redação: Scriptum

 

Administrado pelo prefeito Fernando Capato (PSD), o município de Holambra, no interior do Estado de São Paulo, teve queda no número de casos de covid-19 pela terceira semana consecutiva. De acordo com levantamento divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde na quinta-feira (17), foram registrados 85 novos casos na cidade nos últimos sete dias. Nas semanas anteriores, o total de testes positivos já havia caído de 243 para 220.  “O altíssimo número de casos neste início do ano foi reflexo das confraternizações de Natal e Réveillon. Essa queda, com o passar do tempo, já era esperada”, afirma o médico da Vigilância em Saúde de Holambra, Marcelo Augusto Matioli Bisson.

Ainda segundo o médico, apesar do cancelamento do Carnaval na cidade, a Prefeitura se preocupa com o possível aumento das contaminações durante o feriado. “Mesmo com a suspensão das festas, muita gente aproveita o feriado prolongado para viajar. Podemos voltar a ter um aumento no número de contaminados caso não haja conscientização. É preciso que as pessoas entendam que a pandemia não acabou. O momento não é de afrouxar, mas de reforçar cuidados como o uso correto de máscara, o distanciamento e a higienização das mãos, para que possamos reduzir a contaminação”, frisa Marcelo.

Desde março de 2020, Holambra — que tem cerca de 15 mil habitantes — registrou 3.996 casos e 18 mortes provocadas pela doença. Até o momento, 97,3% dos holambrenses já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19; 88,55% tomaram as duas doses ou o antígeno de dose única; e 44,4% receberam o reforço do imunizante.