O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, entregou casas para moradores de baixa renda do município

O secretário Marcelo Branco inaugura o residencial, que recebeu R$ 4,9 milhões em investimentos e é composto por 28 casas.

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

Sob a gestão do secretário Marcelo Branco, liderança do PSD, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo entregou o Residencial Helena Razuk Cury, destinado a idosos em situação de vulnerabilidade social do município de Pederneiras. Localizada na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo, a cidade é administrada pela prefeita reeleita Ivana Bertolini Camarinha, também filiada ao partido.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 4,9 milhões na construção do conjunto residencial, composto por 28 casas. A iniciativa faz parte do programa Vida Longa. “Nós já entregamos 19 empreendimentos como este no Estado. Estamos com as entregas previstas de outros dois, em Boituva e Americana, e temos mais 12 em construção. O governador Tarcísio de Freitas me autorizou a fazer mais 49 empreendimentos semelhantes a esse”, afirmou o secretário.

As moradias já são entregues mobiliadas e contam com sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e lavanderia. Os imóveis seguem os parâmetros de acessibilidade adotados pela CDHU, que facilitam o uso da moradia para qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. O projeto inclui itens como barras de apoio, pias e louças sanitárias com alturas adequadas, portas e corredores amplos e alarmes de emergência sonoros e luminosos. As áreas comuns também têm recursos que garantem acessibilidade aos idosos.

Para incentivar a socialização dos moradores, o residencial tem salão de convívio com refeitório e área para televisão, espaço externo com churrasqueira e forno a lenha, aparelhos para atividade física, bancos no jardim, horta e paisagismo.