Gestão do prefeito Mario Botion (PSD) investe na inclusão digital de grupo da terceira idade, com aulas sobre utilização básica de aparelhos celulares

Em 2018, o Fundo pretende levar a iniciativa aos 32 grupos de terceira idade do município, que atendem cerca de 2.300 pessoas.

 

Mandar e receber mensagens pelo whatsapp pode parecer uma ação simples, mas, para pessoas que nasceram bem antes da popularização dos computadores e celulares, lidar com uma tela repleta de ícones nem sempre é tarefa fácil. Pensando nisso, a gestão do prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), desenvolveu o curso Práticas de Celular Smartphone, voltado à inclusão digital dos idosos.

Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio de voluntários, a programação do curso contou com quatro aulas, que ocorreram durante o mês de outubro e terminaram na segunda-feira (6), no Centro de Referência de Assistência Social Marilena Pinto Ramalho, na Vila Queiroz. O curso foi ministrado pelo analista de sistemas aposentado Luiz Antônio dos Santos e abordou questões básicas ligadas à utilização do aparelho, como envio de mensagens de texto e áudio pelo whatsapp, ícones de configuração, componentes de hardware, principais softwares e dicas de fotografia e de envio de imagens.

O prefeito Mário Botion

Ao todo, foram 15 alunas, a maioria com mais de 60 anos. Em 2018, o Fundo pretende levar a iniciativa aos 32 grupos de terceira idade do município, que atendem cerca de 2.300 pessoas.

A assistente social e coordenadora técnica do Centro de Referência, Eleni de Melo Silva Lopes, destaca que a iniciativa foi colocada em prática a partir da necessidade levantada pelos próprios idosos, como exemplo de ação que estimula o protagonismo social. “O celular é uma ferramenta de inclusão social que permite o contato com familiares e amigos. É uma maneira de não ficar de fora das mídias sociais e de saber o que acontece no mundo”, afirma.