Os turistas estão gastando mais e ficando mais tempo na cidade, o que aumentou o impacto positivo de receitas da Copa do Mundo para R$ 1 bilhão. A capital paulista recebeu até agora mais de 347 mil turistas, sendo 121 mil estrangeiros.

PINT6861a
Os impactos positivos da Copa do Mundo em São Paulo já eram sentidos pela população desde a abertura da competição, realizada em 12 de junho na Arena do Corinthians, em Itaquera. Agora, pesquisa da SPTuris (empresa municipal de turismo) demonstra o acerto da ação realizada durante a gestão Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo para que o estádio fosse construído na Zona Leste, de forma a tornar a cidade apta a receber o evento.
Dados sobre a primeira parte da Copa, relativos ao período de 12 a 30 de junho, mostram grande crescimento na visitação de pontos turísticos da cidade, especialmente de turistas estrangeiros. Os turistas estão gastando mais e ficando mais tempo na capital, o que aumentou o impacto de receitas da Copa para R$ 1 bilhão. Houve ainda maior procura pelos centrais de informação turísticas, crescimento nos desembarques nos aeroportos que servem à capital, além de enorme impacto positivo medido sobre as menções da cidade nas redes sociais.
Dados da terceira prévia da Pesquisa de Demanda e Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo estimam que a capital paulista tenha recebido até o momento mais de 347 mil turistas, sendo mais de 121 mil estrangeiros. E o gasto desses turistas superou a estimativa, de R$ 1,8 mil por visitante no período, e o tempo de estada também é maior.
De acordo com o levantamento, os gastos estão em R$ 2,2 mil (brasileiros) e R$ 4,8 mil (estrangeiros), e o tempo de estada é de 4,4 dias para visitantes nacionais e 8,2 dias para internacionais. Dessa forma, o impacto da Copa na cidade deve superar R$ 1 bilhão, mais do que a estimativa inicial de R$ 700 milhões.
Atrativos da cidade registraram aumento médio de visitação de 20%. O Museu do Futebol, por exemplo, recebeu mais de 3 mil turistas internacionais somente no dia 21 de junho. Masp, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol somados receberam, de 12 de junho até 3 de julho, mais de 60 mil pessoas. Nas centrais de informação turística, o movimento de estrangeiros quadruplicou em relação ao mês anterior, com 4,5 mil pessoas atendidas. Os hotéis chegaram a ter ocupação de 75% no período de jogos na cidade.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou aumento de 18% de desembarques internacionais, com 245 mil entre 10 e 25 de junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Bares e restaurantes consultados em várias regiões da cidade informaram aumento de 80% do público estrangeiro. Nas redes sociais, foram feitas 865 mil mensagens específicas sobre a Copa do Mundo em São Paulo, 85% positivas, com audiência direta de 503 milhões de pessoas e indireta de 1,023 bilhão no mundo.