Conforme reportagem do jornal Folha de S.Paulo, vias exclusivas para bicicletas estão com remendos no asfalto e com "olhos de gato" e balizas, que servem para separar as bikes dos demais veículos, quebrados ou ausentes.
Ciclovia sob o Minhocão, na região central de São Paulo

Ciclovia sob o Minhocão, na região central de São Paulo

Inauguradas recentemente pela Prefeitura de São Paulo, algumas ciclovias da cidade já estão perdendo a cor e dando lugar ao asfalto cinza, buracos e remendos que dificultam as pedaladas e trazem risco aos usuários, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (7) no jornal Folha de S.Paulo.

A reportagem constatou que, na avenida Duque de Caxias, no centro, que tem ciclovia desde julho, a tinta que demarca o espaço exclusivo das bikes está desbotada. A sinalização também está “manchada” por marcas de pneus de veículos motorizados e remendos de asfalto.

 

Segundo o texto, os “olhos de gato” e balizas, objetos que servem para separar a ciclovia das faixas de automóveis, estão ausentes ou quebrados em diversos locais. No lugar, ficam salientes os parafusos de fixação, que podem até furar pneus.

Problemas semelhantes são encontrados em ruas como Guaianases, Líbero Badaró, Mauá, Cândido Espinheira, Frederico Abranches e al. Nothmann, por exemplo.

O jornal cita que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que vai fazer ajustes onde for necessário, mas que elabora uma licitação para contratar empresa que vai pavimentar as ciclovias da cidade.

A CET diz também que está formalizando um termo com a fundação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para testar os materiais usados nas obras e “criar um padrão de excelência” para os insumos de ciclovias.

Gestão Kassab

Durante a gestão de Gilberto Kassab à frente da Prefeitura, a cidade de São Paulo recebeu grandes estímulos para o uso da bicicleta. Foram criados mais de 200 km de faixas para bicicletas, entre ciclovias, ciclorrotas, além da ciclofaixa de lazer, que opera aos domingos e feriados nacionais e obteve resultados tão positivos que tornou-se modelo para outras cidades do país, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.