Operários seguem trabalhando nas pistas que interligam Ribeirão Pires até Itaquaquecetuba, como mostra reportagem publicada pelo G1. Há ainda mais 5 quilômetros, que ligarão o trecho Leste até a Via Dutra, que serão entregues em 60 dias.

Inaugurado às pressas há pouco mais de 20 dias pelo governador Geraldo Alckmin por
causa do prazo da legislação eleitoral, o trecho leste do Rodoanel
continua inacabado, como mostra reportagem publicada pelo G1. Com 37,7
quilômetros e entregue no dia 4 de julho, os operários seguem
trabalhando nas pistas que interligam Ribeirão Pires até
Itaquaquecetuba, passando por Arujá, Mauá, Poá e Suzano. Há ainda
outro trecho, de 5 quilômetros, que ligará o trecho leste até a
Rodovia Presidente Dutra, a ser entregue em 60 dias.

A reportagem verificou trechos sem guard rail e um viaduto em que
faltam pedaços da mureta de proteção de concreto. Mesmo assim, a
SPMar, concessionária responsável pelo trecho Leste, informa que a via
atende os requisitos de segurança e sinalização.

Poucas placas sinalizam o limite de velocidade e não há câmeras de
segurança ou radares. Também não foram instaladas placas que indiquem
o município de cada trecho. No túnel, o letreiro luminoso estava
desligado, havia hidrantes em apenas um dos lados, além de restos de
material de construção no acostamento. As juntas de dilatação estão
sendo colocadas mesmo com o trânsito liberado e há andaimes fixos em
pontes e viadutos.

De acordo com a SPMar, a iluminação da rodovia prevista em contrato foi instalada de
acordo com as normas técnicas e os itens contratuais nos trechos
obrigatórios. A iluminação no restante das pistas foi uma iniciativa
da concessionária, já que não estava prevista em contrato. Os call
boxes devem começar a operar no dia 1 de agosto. Até lá, a concessionária
afirma ter dobrado o efetivo de apoio ao usuário.

Iniciada em 2011, a obra foi entregue com quase quatro meses de
atraso, com um custo de R$ 3,6 bilhões. O custo do pedágio será de R$
2,10. O Rodoanel Mário Covas, anel viário que interligará as
principais rodovias do estado e evitará a passagem e circulação de
caminhões na capital paulista, teve seu primeiro trecho inaugurado, o
Oeste, em 2002, com 32 quilômetros. O trecho Sul, com 57 mil metros de
extensão, foi concluído em 2010. O trecho norte, que terá 44
quilômetros, está em obras com previsão de conclusão no primeiro
semestre de 2016.