Cerca de 40 representações que tratam das vias exclusivas para bicicletas já chegaram à Promotoria, a maior parte apontando problemas na implantação dessas vias, conforme reportagem publicada pelo Estado de S.Paulo.

 

 

Ciclovias viram objeto de investigação em SP

Ciclovias viram objeto de investigação em SP

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira (12), informa que o Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar a instalação das ciclovias em São Paulo. A Promotoria de Habitação e Urbanismo quer saber se foram feitos estudos prévios para a criação dessas vias, para evitar que surjam problemas de circulação e de segurança da população que transita nesses locais.

Cerca de 40 representações que tratam das ciclovias já chegaram ao MPE, a maior parte apontando problemas na implantação das vias, conforme a reportagem. O órgão solicitou o cronograma das obras e pediu que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresente documentos que indiquem eventuais impactos provocados pelas faixas. O prazo para apresentar a documentação já venceu e foi prorrogado por mais 20 dias úteis.

Estudos da ciclovia da avenida Paulista contém erros

De acordo com a Folha de S.Paulo, os estudos preliminares apresentados pela Prefeitura de São Paulo para a implantação da ciclovia no canteiro central da avenida Paulista possuem problemas. No desenho apresentado, o canteiro central mede 3,5 m e deverá ser alargado para 4 m, tirando 25 cm de cada lado das quatro pistas de carros e ônibus. As três de carro (em cada sentido) passarão de 3 m para 2,8 m. As faixas de ônibus (uma de cada lado) passarão de 3,5 m para 3,3 m.

Porém, de acordo com medições apresentadas pelo jornal, na altura do nº 620, o canteiro central mede 2,30 m, enquanto, na altura do nº 1.100, a largura do canteiro sobe para 2,85 m. Já na altura do Masp, o canteiro tem a mesma largura que em frente ao nº 1.811 (2,45 m). Na altura do nº 967, a medição é de 2,57 m. Próximo ao Conjunto Nacional (nº 2.000), o canteiro mede 2,50 m. Assim, faltaria até 1,50 metro para atingir as dimensões apresentadas, inviabilizando a previsão inicial da companhia de retirar apenas 25 cm de cada lado das pistas, para que a ciclovia tivesse, somados os dois sentidos, quatro metros de largura.

Ciclovia na Ponte da Casa Verde congestiona Marginal Tietê

Já o jornal Agora SP mostra que a ciclovia inaugurada no último dia 4 na Ponte da Casa Verde tem provocado congestionamentos na Marginal Tietê. Como a faixa para bicicletas corta a pista de veículos, os carros são obrigados a parar para dar preferência, congestionando a alça de acesso à ponte e a marginal. A Prefeitura fez uma lombofaixa no local, uma faixa sobre uma lombada, para a travessia de ciclistas e pedestres da avenida Brás Leme para a ponte.

A lentidão provocada no acesso à ponte acaba por refletir no acesso da ponte à marginal, no outro sentido, já que os veículos são atrapalhados pela fila que se forma. A Ponte das Bandeiras também já está recebendo obras para a implantação da ciclovia em seu canteiro central. A faixa de grama que havia no local já foi removida. A Prefeitura pretende instalar ciclovias em 12 das 28 pontes sobre os rios Tietê e Pinheiros.