Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira (12), informa que o Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar a instalação das ciclovias em São Paulo. A Promotoria de Habitação e Urbanismo quer saber se foram feitos estudos prévios para a criação dessas vias, para evitar que surjam problemas de circulação e de segurança da população que transita nesses locais.
Cerca de 40 representações que tratam das ciclovias já chegaram ao MPE, a maior parte apontando problemas na implantação das vias, conforme a reportagem. O órgão solicitou o cronograma das obras e pediu que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresente documentos que indiquem eventuais impactos provocados pelas faixas. O prazo para apresentar a documentação já venceu e foi prorrogado por mais 20 dias úteis.
Estudos da ciclovia da avenida Paulista contém erros
De acordo com a Folha de S.Paulo, os estudos preliminares apresentados pela Prefeitura de São Paulo para a implantação da ciclovia no canteiro central da avenida Paulista possuem problemas. No desenho apresentado, o canteiro central mede 3,5 m e deverá ser alargado para 4 m, tirando 25 cm de cada lado das quatro pistas de carros e ônibus. As três de carro (em cada sentido) passarão de 3 m para 2,8 m. As faixas de ônibus (uma de cada lado) passarão de 3,5 m para 3,3 m.
Porém, de acordo com medições apresentadas pelo jornal, na altura do nº 620, o canteiro central mede 2,30 m, enquanto, na altura do nº 1.100, a largura do canteiro sobe para 2,85 m. Já na altura do Masp, o canteiro tem a mesma largura que em frente ao nº 1.811 (2,45 m). Na altura do nº 967, a medição é de 2,57 m. Próximo ao Conjunto Nacional (nº 2.000), o canteiro mede 2,50 m. Assim, faltaria até 1,50 metro para atingir as dimensões apresentadas, inviabilizando a previsão inicial da companhia de retirar apenas 25 cm de cada lado das pistas, para que a ciclovia tivesse, somados os dois sentidos, quatro metros de largura.
Ciclovia na Ponte da Casa Verde congestiona Marginal Tietê
Já o jornal Agora SP mostra que a ciclovia inaugurada no último dia 4 na Ponte da Casa Verde tem provocado congestionamentos na Marginal Tietê. Como a faixa para bicicletas corta a pista de veículos, os carros são obrigados a parar para dar preferência, congestionando a alça de acesso à ponte e a marginal. A Prefeitura fez uma lombofaixa no local, uma faixa sobre uma lombada, para a travessia de ciclistas e pedestres da avenida Brás Leme para a ponte.
A lentidão provocada no acesso à ponte acaba por refletir no acesso da ponte à marginal, no outro sentido, já que os veículos são atrapalhados pela fila que se forma. A Ponte das Bandeiras também já está recebendo obras para a implantação da ciclovia em seu canteiro central. A faixa de grama que havia no local já foi removida. A Prefeitura pretende instalar ciclovias em 12 das 28 pontes sobre os rios Tietê e Pinheiros.