A assinatura do convênio com os municípios está marcada para o dia 12. Para o ministro Gilberto Kassab, programa vai melhorar a vida das cidades e da sua população

O ministro Kassab em Rancharia (SP): prefeitura assinou o termo de inclusão no programa no último sábado

 

 

Em seu esforço para mostrar a importância do programa Internet para Todos, que vai levar conectividade a todas as regiões do País, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se reuniu com dezenas de prefeitos paulistas entre sábado (3), quando esteve em Rancharia, na região Oeste do Estado, e segunda (5), quando esteve em Registro, no Vale do Ribeira.

Nesses encontros, Kassab vem destacando o alcance social da iniciativa – ao ampliar as oportunidades de crianças, jovens e adultos que hoje não têm como acessar a rede mundial de computadores – e detalhando aos gestores municipais as providências necessárias para que seus municípios também se beneficiem com o programa.

Com isso, cerca de 2 mil prefeitos deverão estar em Brasília no próximo dia 12 para assinar o convênio do Internet para Todos. Dentre os municípios estará Rancharia (SP) cujo prefeito Alberto Cesar Centeio de Araújo assinou o termo de inclusão no programa no sábado. Mais de 40 prefeitos da região de Presidente Prudente também participaram do encontro na cidade. Para Kassab, o Internet para Todos vai transformar, para melhor, a vida dos municípios e da sua população.

Com a garantia de que os moradores de localidades que hoje não são assistidas por conexão de banda larga, mais de 1.500 prefeitos já completaram a adesão de seus municípios ao Internet para Todos. O programa oferecerá internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a população de milhares de localidades de todo o país.

Segundo o ministro, é um dos maiores programas de inclusão social do governo federal, que deverá beneficiar cerca de 55 milhões de pessoas que hoje não possuem conectividade. “Graças ao satélite SGCD (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), que lançamos no ano passado, o MCTIC pode permitir ao Ministério da Defesa aumentar a cobertura de monitoramento das fronteiras brasileiras; ao Ministério da Educação levar internet para todas as escolas públicas do país; e ao Ministério da Saúde dotar os postos de saúde e hospitais de banda larga e melhorar o atendimento dos pacientes”.

Em “É muito fácil aderir ao Internet para Todos e, além do mais, não haverá nenhum custo para o município. Não tem razão da cidade não participar do programa. Basta o prefeito enviar um e-mail ao Ministério, receber login e senha e depois preencher o formulário. Em menos de meio dia, o município já está inserido”, explicou Kassab.

Para participar do Internet para Todos, o prefeito deve informar as localidades que não possuem conexão em banda larga e definir um local para a instalação das antenas e dos equipamentos. Além disso, caberão ao município a segurança da área e as despesas com energia elétrica que os equipamentos vão consumir. Os municípios podem indicar mais de uma localidade, e todos serão beneficiados pelo programa.

Os dados colhidos neste domingo (4) no sistema de inclusão de cidades no Internet para Todos revelam que 1.557 municípios já completaram suas inscrições e estão aptos a participar do evento de assinatura dos contratos em Brasília no dia 12. Segundo Kassab, serão cerca de 2 mil prefeitos de todos os Estados brasileiros que assinarão o acordo com o MCTIC na próxima semana. “A instalação das antenas começará na primeira quinzena de maio e, na nossa previsão, serão instaladas 200 equipamentos por dia”, avaliou o ministro.