Para o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), que participou da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão das prefeituras ao Internet para Todos, o programa vai levar a modernidade tão necessária ao dia a dia de muitos brasileiros do interior de São Paulo que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores.
Somente no Estado de São Paulo, mais de 500 municípios aderiram à primeira etapa do programa Internet para Todos. Para Ihoshi, o Internet para Todo “é inclusão digital. O programa vai levar internet de banda larga, de qualidade, para todos os municípios”. As administrações locais que ainda não assinaram o documento ainda podem fazê-lo.
O programa terá a primeira fase implementada a partir de maio deste ano. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC), serão instaladas 200 antenas por dia. Cada município vai indicar os locais onde elas serão afixadas para distribuir o sinal de internet. Em contrapartida, as prefeituras devem garantir a segurança das áreas e arcar com as despesas de energia elétrica.