Cidade governada pelo prefeito Toninho Bellini (PSD) tornou-se a primeira nas regiões de Campinas e Piracicaba a receber da instituição financeira o Selo Município + Azul Caixa

O prefeito Toninho Bellini durante reunião com representantes da Caixa

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

O prefeito de Itapira, Toninho Bellini (PSD), recebeu nesta quarta-feira (1) o Selo Município + Azul Caixa, da Caixa Econômica Federal, pelas boas práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública. A cidade do interior do Estado de São Paulo, que tem cerca de 75 mil habitantes, tornou-se a primeira entre os municípios que fazem parte das regionais de Campinas e Piracicaba a conquistar o certificado da instituição financeira.

Itapira recebeu o Selo Cristal, concedido aos municípios que obtêm 60 pontos na avaliação. A premiação oferece outros três tipos de certificado: Topázio (70 pontos), Safira (80 pontos) e Diamante (100 pontos). “É um reconhecimento muito importante, mostra que estamos no caminho certo em nossa gestão. São diversos indicadores avaliados, em várias áreas. Todos foram positivos e foi isso que nos garantiu esse selo, o único na região. Agora vamos trabalhar para subir de categoria”, afirma o prefeito.

A análise da Caixa é composta por 20 indicadores, que são distribuídos em quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático, referente às mudanças climáticas. A instituição avalia a capacidade de investimento da prefeitura, a regularidade das contas municipais, além do desempenho em áreas como saneamento, educação básica e atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante a entrega do certificado, o gerente executivo da filial de Campinas, Celso Eduardo Moreno Nucci, também destacou a importância da premiação. “Além de reconhecer as boas práticas, o selo impacta positivamente em todas as negociações do município com a Caixa para futuros investimentos e projetos.”