
O prefeito Toninho Belini (à direita): Itapira obteve nota 93.46 no levantamento, que avaliou as 645 cidades paulistas
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira
Administrado pelo prefeito Toninho Bellini (PSD), o município de Itapira, no interior do Estado de São Paulo, conquistou o oitavo lugar no ranking de 2021 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), realizado pelo governo estadual. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta quarta-feira (24), na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, na Capital.
Em uma escala de 0 a 100, Itapira obteve nota 93.46 no levantamento, que avaliou as 645 cidades paulistas. Em 2020, o município ficou em 35º lugar. “É motivo de muito orgulho para todos nós receber esses troféus depois de uma melhora extremamente significativa de nossa pontuação e colocação. Essa certificação vem para coroar o trabalho de excelência realizado pela nossa administração no que diz respeito ao meio ambiente”, comemorou Bellini.
A avaliação considerou critérios como gestão da água, uso do solo, qualidade do ar, tratamento do esgoto e sustentabilidade. Além de ter avançado no ranking, Itapira, que tem cerca de 75 mil habitantes, foi considerada a melhor cidade da bacia hidrográfica do rio Mogi Guaçu, o que rendeu o prêmio Governador André Franco Montoro.
O prefeito recebeu os troféus ao lado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Aparecido Perentel Rostirola, e do biólogo e diretor da pasta, Anderson Martelli, que é o interlocutor do programa estadual em Itapira.