Prefeito Toninho Bellini (PSD) valoriza o trabalho de proteção ambiental e inclusão social realizado pela categoria na cidade

O prefeito Toninho Belini: prefeitura vai destinar R$ 81 mil para o custeio do aluguel do prédio onde funciona a entidade.

Redação Scriptum com Prefeitura de Itapira

O prefeito Toninho Bellini (PSD) assinou na quarta-feira (13) a lei municipal 6.323, que autoriza o repasse de R$ 781 mil para a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi) em 2024. O ato foi acompanhado pela atual presidente da entidade, Joana Teófilo Soares, e pela assistente social Silvia Elaine dos Santos. “O trabalho que a Ascorsi desenvolve no município é de extrema importância, não somente pela questão ambiental do processo de reciclagem proposto, mas, principalmente, pela atuação social. As mulheres chefes de família são a maioria dos associados”, disse Bellini.

Do total de recursos, R$ 700 mil serão divididos em 12 parcelas. Além disso, a prefeitura vai destinar R$ 81 mil para o custeio do aluguel do prédio onde funciona a entidade.

A associação é composta, majoritariamente, por catadores de recicláveis em situação de vulnerabilidade social. “A Ascorsi foi criada em meu segundo mandato e é motivo de muito orgulho para todos nós. Esse trabalho vem sendo desenvolvido até hoje e impacta positivamente a vida de tantas famílias e também o nosso meio ambiente”, disse o prefeito.

As atividades de coleta porta a porta feitas pela Ascorsi foram oficialmente iniciadas no município em abril de 2011, com abrangência de 23% dos bairros urbanos. Desde 2021, o serviço atende 100% da área urbana, oito bairros rurais e dez condomínios de chácaras. Em 2022, foram coletados 486.176 quilos de resíduos.