Novo sistema está atendendo locais onde há resíduos, sem prejudicar a circulação de pedestres e carros e sem poluir visualmente importantes pontos turísticos de Itu.
conteiners

Modelo prevê a eliminação de odores e a lixeira, e não concorre o espaço público com as pessoas.

 

A cidade de Itu conta agora um sistema de deposição e coleta de resíduos por meio de contêineres subterrâneos. A medida integra-se ao plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, realizado por meio de PPP (Parceria Público Privada), implantado pela gestão do prefeito Antonio Tuíze (PSD). No total, são oito contêineres subterrâneos instalados em seis locais da cidade.

A utilização de contêineres subterrâneos é uma inovação trazida a partir de exemplos europeus, e qualifica Itu ainda mais quando o tema é limpeza pública. Este novo sistema está atendendo locais onde há resíduos, sem prejudicar a circulação de pedestres e carros e sem poluir visualmente importantes pontos turísticos de Itu.

Isto ocorre porque a deposição do resíduo se dá através de uma lixeira com tampa de aço inoxidável instalada sobre o pavimento.

Os contêineres subterrâneos têm capacidade de 3 m³ de armazenamento e neles são destinados rejeitos e materiais recicláveis. A operação de remoção dos resíduos é realizada sempre à noite sem risco de atravancar o trânsito local.