Queda no número de pacientes com síndromes gripais motivou iniciativa da gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD)

A Unidade Respiratória atendia, em média, nove pacientes por dia

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itupeva

Em função da queda do número de pacientes com síndromes gripais em Itupeva — município de 64 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD) desativou a Unidade Respiratória, instalada na Unidade de Saúde Central. Os atendimentos estão sendo feitos exclusivamente no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.

A Unidade Respiratória atendia, em média, nove pacientes por dia. Além da baixa procura por atendimento, o número de casos positivos também é baixo, chegando a ser zero em alguns dias. “Em abril, por exemplo, tivemos dois dias da semana em que nenhum paciente procurou pelo serviço. Sem contar que na Unidade Respiratória, entre 1º e 18 de abril, fizemos 110 testes e nenhum foi positivo. Depois de quase dois anos de pandemia, de um trabalho exaustivo, entendemos que é possível desabilitar a unidade”, afirma secretária municipal de Saúde, Juliana Aleixo Mantovani.

O Hospital Municipal fica na Praça São Venâncio, 2, no bairro da Lagoa. Os atendimentos são feitos na Unidade de Pronto Atendimento.