Principal proposta é garantir a presença de farmacêuticos na rede estadual para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço nos postos de saúde e unidades básicas de atendimento.
CRF-SP defende que os profissionais de farmácia sejam incorporados à rede estadual de saúde.

CRF-SP defende que os profissionais de farmácia sejam incorporados à rede estadual de saúde.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) aceitou o convite feito pelo presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e vai participar da elaboração do plano de governo que o partido prepara para apresentar na eleição para o governo paulista. A decisão foi tomada durante a visita de Kassab e do deputado federal Guilherme Campos (PSD) à entidade, na noite desta segunda-feira (10), no Jardim América, na zona Oeste da cidade.

O CRF-SP, presidido por Pedro Menegasso, defende que os profissionais de farmácia sejam incorporados à rede estadual de saúde para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço prestado à população, mas o governo do Estado resiste à proposta por entender que o serviço público não mantém farmácia, mas, sim, estoque de medicamentos para distribuição. De acordo com o CRF-SP, em suas ações de fiscalização são encontrados medicamentos vencidos e guardados de forma errada, fonte de prejuízo para o Estado e insegurança para os pacientes.

Guilherme Campos e Gilberto Kassab

Guilherme Campos e Gilberto Kassab

Kassab disse ser favorável a todas as propostas que possam melhorar a qualidade da rede estadual de saúde e convidou o CRF-SP para participar diretamente da elaboração do plano de governo que o PSD vai apresentar na eleição para o governo do Estado. “O PSD quer a colaboração direta de todos os segmentos da sociedade civil organizada para trazer propostas que, verdadeiramente, possam atender as demandas da população”, argumentou o presidente nacional do partido e ex-prefeito de São Paulo.

“Os farmacêuticos são fundamentais para êxito de qualquer política de saúde pública e por isso convidei o CRF-SP a participar diretamente do plano de governo para que suas propostas sejam incorporadas na diretriz global que apresentaremos para o Estado de São Paulo na eleição deste ano”, completou.

Prioridade e investimento – Durante a sua gestão na Prefeitura de São Paulo, Kassab ampliou os investimentos em saúde e, assim, quebrou um marca negativa da cidade que não ganhava um novo hospital havia 17 anos e implantou cinco novos os hospitais – Cidade Tiradentes, M’Boi Mirim, e viabilizou as operações dos hospitais São Luiz Gonzaga, Santo Antônio e Sorocabana, que ganhou uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e ficou em reforma.

Além disso, com a criação das AMAs, a rede de saúde quase dobrou, passando de 545 para 946 postos de atendimento. O número de médicos foi ampliado de 8.606 para 14.294. As equipes do programa médico de família cresceram de 722 para 1.225.

Somente em 2011, a rede municipal ampliada realizou 26 milhões de consultas médicas básicas, ante 16 milhões em 2004, um ano antes do início da gestão. Com o Programa Mãe Paulistana, foram realizados mais de 653 mil partos com acompanhamento pré e pós nascimento, e distribuídos 583.056 enxovais.