
Hugo Motta revelou em abril, na ACSP, que o projeto iria avançar
Edição Scriptum
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, divulgou nas redes sociais na manhã de sexta-feira (31) mensagem parabenizando lideranças do Congresso pela decisão de incluir na pauta de votação o projeto do voto distrital misto, defendido pelo partido como forma de qualificar os quadros no Legislativo, afastando os “aventureiros” da política e promovendo maior fiscalização do uso de dinheiro público.
Veja a íntegra da mensagem:
“PARABÉNS!!! Registro esta mensagem para cumprimentar o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta, por iniciar a discussão da implantação do Voto Distrital Misto no Brasil.
A sua implantação será um enorme avanço no aperfeiçoamento da Democracia brasileira.
Quero, também, cumprimentar o líder do PSD, deputado Antonio Brito, pela indicação do deputado Domingos Neto como relator do tema.
Boa sorte Domingos Neto!
Parabéns, deputado Hugo Motta!”
Importância
Em palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), revelou em abril que levaria adiante, este ano, o debate sobre o voto distrital, uma iniciativa apoiada pela Rede de Associações Comerciais. Na Câmara, as discussões terão como ponto de partida o Projeto de Lei 86/2017, de autoria do ex-senador José Serra (PSDB).
O posicionamento de Motta foi motivado por um questionamento do presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait Neto, que também preside o Espaço Democrático – fundação de estudos e formação política do PSD. Ele destacou o apoio popular à medida: “Tenho percorrido o Estado e percebo o grande entusiasmo da população em relação ao voto distrital. Esta proposta pode se tornar um marco de sua gestão”, disse Cotait.
O modelo em discussão é o de voto distrital misto, que combina o voto proporcional em partidos com o majoritário em distritos. Neste sistema, o eleitor escolheria um candidato local, com as vagas preenchidas primeiro pelos eleitos nos distritos e, posteriormente, por candidatos das legendas mais votadas.
Já no início de 2025, o líder do partido na Câmara, deputado Antonio Brito (BA), advertia para a importância do tema. “O presidente Hugo Motta colocou como sendo um amplo processo e até a possibilidade de criar uma comissão para debater o sistema eleitoral. Eu acho que é importante, além de vários outros temas de interesse da população brasileira, como saúde e outras situações”, disse Brito em fevereiro passado.