O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve neste sábado (17) em Campinas (SP) e Patos de Minas (MG), para apresentar o programa Internet para Todos, que vai levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Mais de 2,4 mil prefeitos de todo o país já assinaram o termo de adesão, que define as condições para participação dos municípios no programa.
Em Campinas, Kassab lembrou que o Internet para Todos “é o maior programa de inclusão digital do País”, e destacou que a velocidade da internet será “até 40 vezes superior ao que existe hoje”.
Veja reportagem sobre a visita do ministro a Campinas
O ministro explicou que, para o usuário, o preço será inferior ao cobrado atualmente, “na ordem de um terço”. O governo está cadastrando as empresas interessadas em participar do Internet para Todos, que levará todo o aparato de internet banda larga de forma gratuita a municípios brasileiros por meio de antenas que serão instaladas nas localidades por companhias prestadoras do serviço.
Na cidade do interior paulista, o termo de adesão ao programa foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), segundo quem 60% da cidade tem conexão por banda larga e o programa levará a conectividade para toda a população. O Internet para todos vai garantir acesso em locais, como a área rural, que hoje não têm conectividade.
Em Patos de Minas, o ministro Kassab se reuniu com prefeitos de toda a região no Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas) para a apresentação do projeto. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves (DEM), destacou a importância do programa para o município, que tem 7 distritos e 8 escolas rurais que deverão ser beneficiadas com o Internet Para Todos. O programa também beneficiará a área da saúde que poderá informatizar os procedimentos. José Eustáquio destacou que são 180 quilômetros de distância entre os distritos no município.
Valdemir Diógenes da Silva (PR), prefeito do Rio Paranaíba, uma das cidades da região, também participou do evento e observou que o programa começará a ser instalado a partir de maio. “Em Rio Paranaíba, primeiramente vamos instalar os equipamentos nas comunidades de Abaeté, São João e João Palmeiras. Cerca de 1500 pessoas serão beneficiadas”, frisou. Ele ressaltou a importância da visita do ministro a Patos de Minas e frisou que a solução para muitos problemas da sociedade, como a oferta de educação, vai acontecer através da tecnologia de informação.
O Internet para Todos vai fornecer banda larga a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e em órbita desde maio de 2017. No total, o governo investiu R$ 3 bilhões no satélite, que tem vida útil de 18 anos.
Além de beneficiar localidades sem internet ou com acesso precário, o Internet para Todos vai levar banda larga para escolas públicas, hospitais e postos de saúde.