Dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram das apresentações do programa Internet para Todos que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, realizou nesta sexta-feira (12) nas cidades de Leme e Morungaba, no interior do Estado de São Paulo. Na presença de autoridades e lideranças políticas das duas regiões, Kassab sobre o esforço que está sendo realizado pelo governo federal para levar acesso à internet a todo o País e sobre os benefícios sociais da medida.
Veja abaixo, em vídeo, como foram os encontros.
O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “Hoje, 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente, enquanto 30% não tem acesso à rede, o que dá 60 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que tem um celular, mas não podem usá-lo onde moram e serão beneficiadas diretamente por esse programa”, destacou o ministro.
As cidades beneficiadas recebem uma antena e serão conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). O ministro também destacou as parcerias do MCTIC com outras pastas que vão permitir o uso da banda larga para o monitoramento de fronteiras e a conexão de equipamentos públicos de educação e saúde.
Encontro com prefeitos
Em Leme, a apresentação ocorreu no período da manhã, em evento organizado pelo prefeito da cidade, Wagner Ricardo Antunes Filho (Wagão), do PSD, e teve a participação de cerca de 40 prefeitos, além de vice-prefeitos e vereadores da região. Em Morungaba, Kassab foi recebido à tarde pelo prefeito Marquinhos Oliveira, também do PSD, e também falou para uma plateia formada por autoridades municipais e lideranças políticas, como o ex-deputado e presidente dos Correios, Guilherme Campos.
Nas duas ocasiões, Kassab foi enfático ao ressaltar a importância social do programa, cujo objetivo é permitir que cidadãos de pequenos municípios e áreas rurais possam usufruir do acesso à rede mundial de computadores, ganhando a oportunidade de aprender e se informar cada vez melhor.
Credenciamento
O MCTIC abriu nesta segunda-feira (8) o prazo para credenciar empresas interessadas em participar do programa. Elas precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC (Setel). Segundo a Portaria nº 7.437/2017, a companhia deve indicar uma localidade, demonstrar capacidade para atendê-la e apresentar proposta de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que possui os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia.