Em Presidente Prudente, onde se reuniu com prefeitos, ministro lembrou que o programa vai beneficiar 25 milhões de pessoas até 2018.
Kassab Pres. Prudente

Kassab se reúne com prefeitos: investimentos na região superam R$ 1 bilhão

Em sua visita a Presidente Prudente (SP), onde se reuniu na tarde desta sexta-feira (13) com os prefeitos que integram a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou a importância do programa Minha Casa Minha Vida. Ele disse que a maior parte dos investimentos que o governo federal está fazendo na região é justamente na construção de moradias, sendo que 3 mil já foram entregues, 2 mil estão em fase final de obras e já se estuda a construção de outras mil unidades.

Kassab enfatizou que o Minha Casa Minha Vida é o maior programa de habitação do mundo e vem despertando o interesse de muitos países pela experiência. “Já foram beneficiadas cerca de 8 milhões de pessoas, com a entrega de 2 milhões de moradias, e até 2018 chegaremos a 6,75 milhões de casas, beneficiando aproximadamente 25 milhões de pessoas”, afirmou.

Ele lembrou, porém, que os investimentos do governo federal na região, por intermédio do Ministério das Cidades, superam R$ 1 bilhão. “O ministério trabalha com obras estruturantes, fazendo o que os municípios não conseguem fazer com recursos próprios”, explicou, destacando que sua pasta “é a porta de entrada das cidades no governo federal”.

Por isso, continuou, “são tão importantes as reuniões como a hoje, onde pudemos analisar os projetos em andamento, avaliar problemas e buscar soluções, ao mesmo tempo que falamos de novos investimentos”.

Kassab Prudente MCMV

Minha Casa Minha Vida: 3 mil unidades já foram entregues, 2 mil estão em fase final de obras.

 

Lembrando sua experiência como ex-prefeito de São Paulo, o ministro defendeu a importância de uma revisão do pacto federativo brasileiro. Segundo disse, é preciso criar condições para que as cidades possam atender as responsabilidades que lhes foram transferidas em passado recente, sem as respectivas verbas.

Sobre as exigências burocráticas que eventualmente dificultam o repasse de verbas às prefeituras, Kassab lembrou que é preciso separar a boa da má burocracia. “Há de um lado a boa burocracia, que blinda o governo contra irregularidades e garante prazos e qualidade das obras. Mas há também a má burocracia, que precisa ser combatida. Nesse caso, o governo federal já vem adotando iniciativas importantes, por intermédio do Ministério da Micro e Pequena Empresa, conduzido por Guilherme Afif, a quem a presidente Dilma encarregou de levar adiante um programa de desburocratização voltado às empresas e pessoas”, completou.