Em reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, os prefeitos do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) manifestaram nesta segunda-feira (9) seu interesse no desenvolvimento de novos projetos de investimento para a região, nas áreas de mobilidade, saneamento, habitação e planejamento urbano.
Para Jorge Lapas, presidente do consórcio e prefeito de Osasco, é muito importante para a população da região que as obras em andamento sejam concluídas o mais rápido possível e que novos projetos comecem a ser implantados. “Inclusive por isso quero agradecer a rapidez com que o ministro Kassab atendeu à nossa solicitação para a realização dessa reunião, onde todos os integrantes do Cioeste puderam apresentar suas demandas e propostas”, afirmou.
Kassab concordou com a necessidade do desenvolvimento de novos projetos, lembrando a importância da região para a Grande São Paulo e o fato de que o governo federal já tem, nas oito cidades que integram o consórcio, uma carteira expressiva de investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões. “Na reunião de hoje analisamos as obras em andamento e discutimos novas propostas de investimento. Agora, os secretários do Ministério e os prefeitos vão atuar juntos para levar adiante os projetos”, explicou.
Esta foi a primeira visita oficial que o ministro Gilberto Kassab fez à região, dando início ao diálogo que o Cioeste pretende manter com todos os ministérios e secretarias estaduais para sanar diversos problemas em comum entre os municípios, a exemplo da mobilidade urbana e trânsito, saneamento e abastecimento, saúde, segurança, limpeza urbana e resíduos sólidos que na dimensão regional requer esforços conjuntos junto dos governos.
O Consórcio é formado por oito municípios, Osasco, Barueri Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba. Com uma área de 977 km² e quase de 2 milhões de habitantes, o Consórcio soma mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Criado oficialmente em novembro de 2013, o Cioeste tem como objetivo buscar soluções e desenvolver projetos em comum entre os municípios em parceria com as esferas Estadual e Federal.