Em Itapeva, no Sudoeste do Estado, ministro fez reuniões técnicas com prefeitos da região.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, transferiu seu gabinete de trabalho para Itapeva – no Sudoeste do Estado de São Paulo –, neste sábado (9), para receber prefeitos da região e tratar de projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com o seu Ministério.

“O Brasil não poderia ter melhor nome para o Ministério das Cidades”, disse o prefeito de Itapeva, Roberto Comeron, aos prefeitos reunidos na Câmara Municipal de Itapeva. “Kassab já foi prefeito e conhece bem as dificuldades que nós temos”. O deputado federal Antônio Goulart, do PSD de São Paulo, lembrou que muitas vezes os prefeitos têm enorme dificuldade para marcar uma audiência com um ministro, em Brasília. “Mas com o Kassab, em vez do prefeito marcar uma audiência e ir até lá, é ele quem vem ao município”. Comeron fez coro: “A sala da presidência da Câmara Municipal é o gabinete do ministro hoje”.

Kassab recebeu cerca de 20 prefeitos da região para conversar sobre projetos nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade e desenvolvimento urbano, que são de responsabilidade do Ministério das Cidades. “Quando assumi, combinei com a presidenta Dilma, e ela concordou integralmente, que faria reuniões técnicas em todos os Estados”, lembrou ele. “Eu acredito que o Governo Federal tem de encurtar a distância com Estados e cidades, as equipes estaduais e municipais têm de conhecer pessoalmente os secretários nacionais e o gestor público tem de ir a todas as regiões para ver os problemas pessoalmente”.

Segundo ele, num país como o Brasil, com dimensão continental e características geográficas díspares, a parceria administrativa é fundamental para remover obstáculos, que muitas vezes precisam de apenas uma pequena ação conjunta. “E o resultado tem sido muito positivo: já destravamos obras em Joinville, em Santa Catarina, em Natal, no Rio Grande do Norte, em Marília, no interior de São Paulo, que precisavam apenas de um esforço concentrado”, conta.